quinta-feira, 6 de março de 2014

Maior problema dos colégios municipais é com filas de espera

Maior problema dos colégios municipais é com filas de espera
Lages, 07/03/2014, Correio Lageano, por Susana küster



As aulas iniciaram e mostraram que os problemas na rede estadual e municipal continuam os mesmos. Enquanto que a maioria das escolas com Ensino Médio tem problemas estruturais e necessitam de reforma, a maior necessidade dos Centros de Educação Infantil (Ceims) é mais vagas para as crianças de zero até três anos.



A fila de espera para uma vaga em Ceim em Lages possui 1.287 pessoas, segundo a coordenadora de Educação Infantil, Andréa Bortoluzzi. Para a pré-escola há 150 vagas disponíveis.



A informação se confirma  no Ceim Nossa Senhora dos Prazeres, que possui 14 pessoas na fila de espera no para crianças de zero a três anos, porém para o pré (4 a 6 anos) tem vaga. O Ceim recebe crianças de até seis bairros: Araucária, Novo Milênio, São Luís, Conte, Santa Clara e Santa Catarina. Segundo a diretora Ilma Terezinha de Souza, uma reforma geral está prevista.Informações de Andréa são de que a reforma da instituição ficou para 2015.



Solução: Para aumentar a capacidade do Ceim Bem Te Vi, no bairro Penha, a prefeitura alugou um espaço que fica atrás da instituição em 2009.
Até hoje, o espaço continua alugado, mesmo assim, há 15 pessoas na fila de espera para uma vaga. A instituição possui 132 alunos.




Melhorias:  Está prevista a construção de uma creche nova no Loteamento Nadir que deve inaugurar no ano que vem, isso deve desafogar o Ceim Bem Te Vi, na Penha. No primeiro semestre deste ano, um Ceim na Várzea deve comportar 150 crianças. Os bairros Copacabana e Centenário também terão creches novas. E, até o final do ano, o bairro Pró Morar terá um Ceim novo. A estimativa é que até o final de 2016, 950 vagas sejam abertas, comportando em torno de 64% da demanda.




Fotos: Susana Küster

Nenhum comentário: