sexta-feira, 30 de maio de 2014

Sinotruk: Terraplanagem depende do Governo Federal

Lages, 30/05/2014, Correio Lageano, por Joana Costa




O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) ainda não homologou a liberação do incentivo fiscal, através do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) para a Sinotruk. Isso acarretou no atraso do início das obras de terraplanagem no terreno onde a fabricante de caminhões irá se instalar em Lages.



A previsão era de que a terraplanagem iniciaria em maio, o que não aconteceu. O presidente da SC Parcerias, Paulo Cesar da Costa, informou que o Inovar-Auto não foi oficializado pelo MDIC. “Foi dada a entrada no projeto no início do ano, mas o MDIC ainda não oficializou a liberação. Isso é imprescindível para começar a obra”, explicou.



Segundo ele, apesar do parecer oficial ainda não ter sido divulgado, ele e o governador Raimundo Colombo estiveram em Brasília buscando a concordância com o ministério. “Extraoficialmente está tudo certo. Mas oficialmente ainda não saiu, e esse é um dos impedimentos”, declarou.



Paulo Cesar não se arriscou a dar prazos para o início da terraplanagem, mas destacou que o governo estadual e a empresa já cumpriram sua parte e a questão aguarda apenas a tramitação burocrática em âmbito federal. “Estamos fazendo todos os esforços possíveis, mas essas decisões são do Governo Federal e não nossas”.
A empresa era cadastrada no Inovar-Auto como importadora, e ingressou no início do ano com um requerimento de habilitação ao programa como fabricante.



Confidencialidade


A direção da Sinotruk no Brasil optou por não se pronunciar sobre o assunto, explicando que tem acordo de confidencialidade com  Governo do Estado. A assessoria da empresa informou que irá se pronunciar a partir da próxima sexta-feira, quando haverá reunião, onde estado e Sinotruk vão definir ações, decisões e prazos.



Ministério avalia projeto da fábrica em Lages


A assessoria de comunicação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) informou que o projeto apresentado pela empresa Sinotruk tramita no ministério em processo normal de análise. Não há previsão de quando o trâmite será concluído. Mas quando o parecer for dado, a decisão será divulgada no Diário Oficial da União.



O Inovar-Auto é uma medida adotada pelo Governo Federal que visa a estimular o investimento na indústria automobilística nacional. A medida faz parte da política industrial, tecnológica e de comércio exterior, que concede benefícios em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas que estimularem e investirem na inovação e em pesquisa e  desenvolvimento no Brasil.




Foto:Arquivo/CL

Nenhum comentário: