quarta-feira, 4 de julho de 2012

História da TV Brasileira - 1981

Dia 20 de Fevereiro, Sílvio Santos casa-se com Íris Passaro, funcionária do Baú da Felicidade.
Distribuição percentual da Verba de mídia por veículo
Televisão
Jornal
Revista
Rádio
Outros
59.3
17.4
11.6
8.6
3.1
A Rede Globo com 16 anos de vida, tem uma participação de 60% na audiência e de 75% na publicidade. A TV Record, com 7% de share no bolo publicitário, alcança 28% de audiência; ao contrário da Rede Bandeirantes, que em audiência não passa de 12%, mas atinge uma fatia de 18% no investimento publicitário.
 
SBT
Estréia em Março, na televisão, Augusto Liberato, o Gugu, apresentando a "Sessão Premiada", exibição de filmes que os telespectadores concorrem a prêmios.
Dia 18 de Julho estréia "Idéia Nova", programa jornalístico com entrevistas de personalidades do mundo político, científico, esportivo etc. Exibido aos Domingos, à meia-noite, sob o comando de Roberto Souza e direção de Arlindo Silva.
No dia 19 de agosto, Sílvio Santos e Adolpho Bloch assinam os contratos definitivos com o ministro das Comunicações, Haroldo de Correa de Mattos. A cerimônia de assinatura é transmitida ao vivo pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) do Silvio. É um momento histórico porque é a primeira televisão no mundo que transmite, ao vivo, o seu nascimento.
Logotipo do SBT - Sistema Brasileiro de Televisão.
Logotipo do SBT usado a partir de 1981
 
Às 12h30 foi exibido o almoço de confraternização entre Adolph Bloch e Sílvio Santos na Casa da Manchete.
Inicialmente a emissora preenche as 12 horas obrigatórias de programação, basicamente, com filmes, desenhos, o "Programa Sílvio Santos" que possue 10 horas semanais. Na grade de programação há 5% de jornalismo, conforme lei.
Estréia dia 18 de Novembro o primeiro telejornal da rede, "Noticentro", exibido às 7h30, tornando-se o primeiro no ar no período da manhã. Segue o modelo americano com Gilberto Ribeiro como âncora e dividindo a apresentação com Antônio Casale, Lívio Carneiro e Jorge Helal. Inova com a descontração e clima informal de apresentação. A implantação é feita pelo americano Rick Medeiros.
Estréia "Show do Bozo", famoso palhaço americano, com exibição de desenhos e distribuição de prêmios. Exibido no horário matutino para o público infantil, inédito na TV e faz escola.
A Central de Produções se instala na Vila Guilherme; a fábrica de cenários na Rua Camaré, em Carandiru; gravação de vários programas no Teatro Ataliba Leonel; as novelas, nos antigos estúdios da TV Tupi e a diretoria e a parte administrativa, no velho prédio de 4 andares da Anhanguera.
As emissoras afiliadas dispõem de algumas horas de programação própria e têm direito a uma parte do faturamento gerado em São Paulo durante a programação via satélite, além do faturamento próprio com a programação local.
 
REDE GLOBO
Em 1981, o faturamento atingiu o total de US$ 3 milhões.
Ganha o prêmio internacional Emmy pelo musical infantil "Vinícius para Crianças - Arca de Noé I", categoria "Popular Arts".
Em Março vai ao ar o "Telecurso de 1º Grau", programa educativo que difere do de 2º Grau por ser apresentado por professores.
A Rede Globo passa a investir no telejornalismo, lançando o "TV Mulher" e o "Bom Dia Brasil", nos mesmos moldes do programa norte-americano "Good Morning America".
 
REDE MANCHETE
Apesar do empresário Adolpho Bloch assinar no dia 19 de agosto de 1981 para a obtenção de sua Rede de Televisão, ela vai ao ar apenas dois anos depois. O nome da Rede é o mesmo de sua revista semanal "Manchete", o carro-chefe do Grupo Bloch.
 
TV CULTURA de São Paulo
Compra o Teatro Franco Zampari da Caixa Econômica do Estado de São Paulo.
Passa a utilizar o nome RTC, iniciais de Rádio e Televisão Cultura.
Obtém vários prêmios:
  • Prêmio APCA - Grande Prêmio da Crítica: nova programação da RTC;
  • Prêmio APCA - melhor programa: "Panorama";
  • Prêmio APCA - melhor programa de pesquisa: "Aventura do Teatro Paulista", de Júlio Lerner;
  • Prêmio APCA - melhor atriz: Kate Hansen em "Teleromance".
 
REDE BANDEIRANTES
Lança sua grande novela de sucesso: "Os Imigrantes".
"Os Imigrantes" - Altair Lima, Othon Bastos e Rubens de Falco
"Os Imigrantes"
 

Nenhum comentário: