domingo, 8 de julho de 2012

História da TV Brasileira - 1992

As emissoras transmitem, ao vivo, o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, assumindo o vice-presidente, Itamar Franco.
Votação do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello
Transmissão, ao vivo, do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello
 
20 de Dezembro, Collor renuncia à presidência.
30 de Dezembro, mesmo com a renúncia do presidente, o Senado julga e considera Collor culpado por crime de responsabilidade, impedindo-o de exercer cargo público por 8 anos.
 
SBT
Sai da crise e consegue viver de seus próprios recursos.
 
REDE GLOBO
"Você Decide" estréia, versão do programa "Você é o Juiz" da extinta TV Excelsior, em que é dramatizado um tema e os telespectadores telefonam escolhendo o final entre duas opções já direcionadas pela emissora. A monitoria de sistemas de contagem de telefones é feita pela empresa TeleTV!.
A campanha "Criança Esperança" ganha a Medalha de Prata comemorativa do Encontro Mundial de Cúpula pela Criança (World Summit for Children).
 
REDE CULTURA
Inaugura no dia 15 de Março, no Bairro do Sumaré, sua antena retransmissora, no valor de 5,5 milhões de dólares, conseguindo atingir bairros mais distantes do centro. Com isso a audiência da emissora atinge altos níveis, chegando a disputar o segundo lugar.
  • "X-Tudo", programa juvenil com muita informação e diversão, unindo o boneco X e seu apresentador Gerson de Abreu;
  • "Rá-Tim-Bum" ganha o Prêmio APCA como melhor programa infantil;
  • "Telejornalismo Cultural: Laços de Menina" ganha o Prêmio Líbero Badaró.
REDE BANDEIRANTES
Sai do ar o programa "Clube do Bolinha" apresentado durante 18 anos por Edson Cury.
 
REDE OM
No dia 28 de Fevereiro é comprada a TV Corcovado, canal 9 do Rio de Janeiro.
Em Março é assinado um contrato, garantindo espaço nos horários da TV Gazeta de São Paulo em que a programação fica sob responsabilidade da Rede OM.
Em 09 de Março entra no ar a OM Brasil, a primeira rede nacional formada fora do eixo Rio-São Paulo, das Organizações Martinez, na figura do empresário paranaense José Carlos Martinez.
A programação é gerada de Curitiba e retransmitida por dez emissoras dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, além de Brasília. Os programas da Gazeta de interesse nacional são retransmitidos em rede.
Cria polêmica exibindo o filme "Calígula".
Filme Calígula
filme "Calígula"
 
REDE MANCHETE
Sua dívida está estimada em 125 milhões de dólares.
Em Maio concretiza-se a venda da Rede Manchete de Televisão para o Grupo IBF de Hamilton Lucas de Oliveira. A base de operações vai para São Paulo e 670 funcionários são demitidos.
Com os novos proprietários, estréiam:
  • "Clodovil Abre o Jogo" comandado pelo famoso estilista Clodovil Hernandez;
  • "Manchete Especial: Documento" vem substituir o "Documento Especial: Televisão Verdade" com apresentação de Henrique Martins;
  • "Almanaque", programa de variedades apresentado por César Filho e Tânia Rodrigues.
Apesar da venda, a crise na Rede Manchete continua. O núcleo de dramaturgia acaba, devido ao alto custo, mas importa produções latinas, reprisando os seus maiores sucessos.
 
CANAIS EM UHF

MTV - canal 32 em São Paulo
Estréia "MTV Sports" com Márcio Garcia e a promoção "O Barão Vermelho vai tocar na sua casa" mobiliza o público.

REDEVIDA - canal 40 em São Paulo
A 04 de Maio, em ltaici, D. Luciano Mendes de Almeida, presidente da CNBB, concorda em outorgar o Canal TV.
Depois de muitos diálogos, acerta-se que a TV Vida tem apoio dos Bispos do Brasil, sem pertencer à CNBB. Definidos os campos, funda-se o órgão mantenedor, denominado Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (INBRAC), cujos estatutos são elaborados por Dr. Celso Neves.
A família Monteiro doa o terreno para a Instalação da TV em São José do Rio Preto. A firma Tarraf ganha concorrência para a construção do prédio. Ergue-se a torre de 110 metros.
Dia 25 de Maio é assinado o contrato com a Embratel, para o Satélite, surgindo assim a REDEVIDA.
 

Nenhum comentário: