segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lages adere ao Dia Mundial Sem Carro

Lages adere ao Dia Mundial Sem Carro
Lages, 24/09/2012, Correio Lageano




Deixar o carro na garagem é alternativa para fugir do caos do trânsito, mas população pede ciclofaixas nas avenidas



A mobilidade urbana se tornou questão central do debate sobre qualidade de vida nas cidades. E Lages, apesar de ainda não ter os problemas enfrentados pelas metrópoles, já sente reflexos do aumento do número de veículos.



Tanto que em horários de pico, alguns locais ficam congestionados. E para marcar a data do Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, em Lages aconteceu uma caminhada ao Parque Ecológico e uma mobilização pela ciclofaixa.




No bairro Sagrado Coração de Jesus, na praça do Ginásio Ivo Silveira, um grupo de ciclistas, de todas as idades, se reuniu para uma manifestação social. Eles defendem a criação de ciclofaixas e ciclovias em Lages.



Um dos organizadores do movimento, o advogado Ricardo Daboit Werlich, comenta que os lageanos já começam a enfrentar dificuldades no trânsito. Segundo ele, a bicicleta é uma possibilidade de ter mais mobilidade no trânsito, mas para isso é preciso ter espaços adequados. “A ciclofaixa na rua Humberto de Campos é a única decente em Lages”, comenta, completando que a ciclovia na Dom Pedro não é adequada e tem até um poste no meio. Ele destaca que esse é apenas um dos eventos com o objetivo reunir o ciclistas para um passeio na rua.



O grupo quer criar uma cultura em Lages de que andar de bicicleta é legal, que o lageano deixe um pouco o carro na garagem e saia de bike. Para tanto, criaram no facebook o grupo Pedal Da Serra. E foi atrás das redes sociais que a mobilização de sábado aconteceu. “Mas é preciso ter condições para andar na rua, não podemos ficar disputando espaços com os carros”, destaca Tarcísio Zago Isoton.



Saulo Camargo, que é proprietário de um comércio do ramo de bicicleta, comenta que a cidade precisa dar mais atenção aos ciclistas, inclusive porque há muitas crianças andando, até mesmo competindo, em diversas modalidades, como no bicicross, por exemplo.




A Caminhada e Pedalada da Primavera reuniu seis comunidades católicas da região do bairro Frei Rogério. A celebração da Primavera no Parque Ecológico contou com roda de viola e acordeon, lanche partilhado, distribuição de mudas de árvores, flores e sementes e sorteio de brindes.



O padre Roberto comentou que o evento marcou o início da primavera e o Dia Mundial Sem Carro. Ele explicou que a ideia de fazer um evento ao ar livre e com foco no meio ambiente teve inicio com o projeto Catequese Ambiental Cuidar do Broto, que visa desenvolver os hábitos de cuidados com as pessoas e com o meio em que vivemos.




Fotos: Suzane Faita

Nenhum comentário: