segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Confronto de propostas na reta final das eleições

Lages/São Jaoquim, 01/10/2012, Correio Lageano, por Susana Küster




Os candidatos à prefeitura de Lages, Elizeu Mattos (PMDB), e Antônio Ceron (PSD), participaram na noite de ontem, do debate realizado pelo grupo SCC e Correio Lageano, que foi transmitido ao vivo, pela TV Araucária, portal CLMais, rádios Clube, 101 FM e CBN.
No primeiro bloco, cada candidato formulou perguntas ao seu oponente. Havia direito de réplica e tréplica.



Foi feito um sorteio para definir quem deveria iniciar as perguntas. Elizeu ganhou o sorteio e começou o debate perguntando a Ceron, como ele iria construir seis policlínicas em quatro anos, se demorou oito anos para a administração atual, fazer uma policlínica. “Nem a capital do Estado possui esse número de policlínicas atualmente, na minha opinião o candidato está propondo o inviável”, disse.



Ceron respondeu, afirmando que fará o possível para todas suas propostas serem colocadas em prática. “Se for eleito, vou construir as seis policlínicas, já tenho os valores e é possível executar essa proposta”, defendeu.



O candidato do PSD perguntou ao Elizeu como ele iria potencializar a economia do interior de Lages, ressaltando que como secretário Estadual da Agricultura, ajudou vários prefeitos da região nessa questão.



Elizeu rebateu a pergunta dizendo que em suas visitas pelo interior da cidade, recebeu muitas reclamações de agricultores que não aumentam sua produção devido às más condições das estradas.



Ceron afirmou que as propostas de Elizeu avaliam o passado e que é preciso pensar no futuro de Lages para melhorar a cidade. Elizeu  defende-se: “como não vou falar do momento atual já que é um desastre? É preciso avaliar o que está sendo feito para decidir o que será alterado, por isso sou o candidato da mudança.”



Elizeu continuou o debate questionando Ceron sobre a   falta de estrutura em torno dos condomínios residenciais entregues pela prefeitura. “O ideal é entregar toda a estrutura antes das pessoas morarem no local. Eu irei fazer isso”, garantiu Ceron.



O segundo bloco do debate iniciou com as perguntas dos eleitores que enviaram os questionamentos através do Correio Lageano, portal CLMais e Rádio Clube. Nesta fase do debate, os candidatos não tiveram oportunidade de réplica e tréplica, para que desta forma, o maior número de perguntas fossem respondidas.



Uma das indagações que Elizeu respondeu, perguntava se será feito um concurso público para contratar os profissionais que trabalham na Semasa. “Hoje este órgão é um cabidaço de emprego, isso não é culpa das pessoas que trabalham lá e sim dos secretários. Hoje falta água nos bairros de Lages, mas no Caveiras nunca falta água, isso mostra má administração”.



Dentre as perguntas, Ceron respondeu uma sobre a retirada da insalubridade, em 2001, dos servidores da saúde. “Confesso que não tinha conhecimento disso, mas os servidores são aliados da prefeitura e terão todo meu apoio”.




Candidatos de São Joaquim debatem pela primeira vez na televisão


 Aconteceu no sábado (29), o primeiro debate transmitido pela televisão entre os candidatos à prefeitura de São Joaquim. Henrique Córdova (PPS), da coligação “São Joaquim no Rumo Certo” e Humberto Brighenti (PMDB), da coligação “Trabalho, Respeito e Honestidade”, debateram durante 1h30min.
 
 
 
 
 
O candidato Rogério Pirata (PSD), da coligação “A Hora é Agora”, não participou do debate. Ele comunicou oficialmente que estava realizando um evento no interior do município. No primeiro bloco, os candidatos responderam perguntas feitas entre si. No segundo e terceiro blocos, os dois responderam perguntas elaboradas pelos eleitores que mandaram os questionamentos, através de cupons impressos anteriormente no Correio Lageano ou Portal CLMais e disponibilizados pela Rádio Clube, TV Araucária e CBN.
 
 
 
 
 
 
Os candidatos responderam várias perguntas elaboradas pelos eleitores do município. Entre as perguntas enviadas, uma questionava de que forma será conduzida a Festa Nacional da Maçã. O candidato Henrique afirmou que se for eleito, irá resgatar as raízes da festa, valorizando a cultura regional.
 
 
 
 
 
Já Humberto respondeu entre outras perguntas, uma sobre de que forma a educação do município pode ser melhor. Ele disse que pretende implantar aos poucos a escola em tempo integral, e entre outras ações, implantar o plano de cargos e salários.
 
 
 
 
 
A diretora do Correio Lageano, Isabel Baggio, avaliou que o resultado do debate foi bastante positivo, pois foi o primeiro realizado entre os candidatos do município. “Como somos veículos regionais, queremos cada vez mais estar presentes nas comunidades da região e essa parceria entre os veículos de comunicação proporcionou isso”.
 
 
 
 
 
O jornalista Edson Varela foi quem mediou o debate entre os candidatos. Ele comentou que este é o único debate realizado na televisão com candidatos de municípios do interior da Serra. “Depois da crise política que São Joaquim passou, há uma expectativa muito grande dos moradores. Esse debate é de extrema importância”, salientou.
 
 
 
 
 
O candidato Henrique afirmou que o debate é uma oportunidade de os eleitores avaliarem as propostas de cada candidato. “Há uma expectativa dos joaquinenses para o próximo prefeito e o debate pode esclarecer muitas dúvidas dos eleitores.”
 
 
 
 
 
 
Já o candidato Humberto avalia que o debate na reta final da campanha é muito importante para os eleitores indecisos definirem seu voto. “Agora na campanha é tudo ou nada. Estou confiante no resultado favorável e o debate é uma oportunidade para colocarmos nossas ideias”, declarou.

Nenhum comentário: