sábado, 22 de dezembro de 2012

Jovem autista pede uma televisão ao Papai Noel

Jovem autista pede uma televisão ao Papai Noel
Lages, 22 e 23/12/2012, Correio Lageano


Avó conta que uma TV ajudaria a neta a se manter mais tranquila


Está enganado quem pensa que só as crianças acreditam no Papai Noel. Adultos também confiam na magia do Natal e deixam as suas cartas com pedidos com para o bom velhinho na “Árvore dos Desejos”. Os pedidos variam de brinquedos, eletrodomésticos, muletas, cadeiras de rodas, roupas e calçados.



Foi assim que agiu Cíntia Marbora Velho, de 18 anos. Ela é autista e foram as suas professoras da Associação de Amigos do Autista (AMA) que a ajudaram a escrever para o Papai Noel, pedindo uma televisão de presente neste Natal. Cíntia vive com a sua avó Zilda Teresinha Velho, que gasta grande parte do seu tempo cuidando da neta.



Zilda afirma que a televisão seria em ótimo presente, pois tem apenas um aparelho em casa e com uma segunda televisão Cíntia poderia se distrair mais. “Dá muita bronca porque a Cíntia quer assistir, eu quero ver outra coisa, o meu marido também”, explica. Com mais um aparelho a garota poderia assistir à televisão por mais tempo, especialmente nas férias, quando precisa ficar em casa.



Zilda conta que Cíntia costuma ficar agitada muito facilmente e chega a se agredir, mordendo as próprias mãos. Assim a esperança é ganhar uma televisão de Natal, para que a jovem fique mais tranquila. “Seria uma distração para ela, uma terapia”, acrescenta a avó.



Muletas de presente


Quem também enviou a sua carta para o Papai Noel foi Maria Aparecida Fogaça de Medeiros, de 56 anos. Em sua carta ela relata que precisa de uma muleta para poder se locomover, pois há três anos fez uma cirurgia na perna, em função do rompimento de um tendão, e desde então não consegue mais caminhar sem apoio. A minha bengala quebrou e eu não pude comprar outra”, explica.



Ela vive com o marido e o filho adotivo de 14 anos. Maria Aparecida mostra que tem uma saúde frágil, pois além das pernas, perdeu grande parte da visão por causa da diabetes e seus rins não funcionam. “Meu rim secou”, conta, lembrando que por causa disso precisa fazer hemodiálise três vezes por semana. Com esperança de ter o seu pedido atendido neste Natal ela aguarda a chegada do presente com bastante ansiedade.



Mais de mil pedidos atendidos



Das mais de 1500 cartas recebidas na “Árvore dos Desejos”, aproximadamente mil tiveram seus pedidos atendidos neste Natal. É o caso da pequena Mariana, de seis anos de idade. Seu pai, Marcos explicou na carta que a garota queria um par de sapatilhas de presente. Marcos recebe apenas um salário mínimo por mês e não tinha condições de atender o pedido.



Quem quiser seguir o exemplo e realizar o sonho de alguém neste Natal pode procurar a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Lages). Mais informações pelo telefone 32217007. Há seis anos a CDL realiza do projeto “Árvore dos Desejos”. O Correio Lageano também é parceiro nesse projeto e vem divulgando alguns pedidos. Voluntários adotam as cartas e realizam a entrega dos pedidos.

Nenhum comentário: