quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pouca chuva e muito calor neste verão

Pouca chuva e muito calor neste verão
Lages, 21/12/2012, Corrreio Lageano, por Suzani Rovaris


O verão começa oficialmente hoje e termina dia 20 de março. A previsão é de uma estação quente e seca nesses meses.



A estação mais quente do ano começa oficialmente hoje, 21 de dezembro. As previsões climáticas podem ser animadoras por um lado e desapontadoras por outro. O período vai ser mais seco do que o normal, o que é prejudicial para o setor agrícola. Por outro lado, quem adora o sol e o calor vai ter bons motivos para curtir o verão.



Os últimos dias de novembro já tinham características desta estação, com altas temperaturas e rápidas pancadas de chuva no final do dia. O clima abafado no início de dezembro já indicava que o verão chegava com força total.



O dia 10 dezembro foi o dia mais quente do ano, a temperatura foi de 32,2ºC. O maior recorde já registrado desde que a estação meteorológica foi instalada em Lages, em 1925, foi em 20 de dezembro de 1971, com temperatura de 33,9ºC.



Neste verão, de acordo com a Epagri/Ciram, em Santa Catarina, a massa de ar quente irá permanecer durante todos os dias, as frentes frias vão marcar presença entre as tardes e noites. Há risco de temporais fortes localizados em todas as regiões.



As temperaturas ficarão acima da média histórica (mínimas de 15 graus e máxima de 25 graus). A Epagri/Ciram não soube precisar quais serão as médias desta época, mas explicou que podem ocorrer dias consecutivos de calor intenso, com temperaturas acima dos 30ºC e outros mais frescos.



Segundo a Estação Meteorológica Climaterra, o calor vai permanecer no Estado até março e podem haver quebras de recorde. O verão termina no dia 20 de março de 2013. O último mês da estação já apresentará características do outono, com dias mais frios.



Volume de chuva será abaixo da média


O volume de chuva ficará bem abaixo da média em muitas áreas de Santa Catarina, conforme o Climaterra. Diversas cidades poderão ter problemas com o abastecimento de água, mas dificilmente pode ocorrer na região. O tempo severo com granizo, ventania e chuva forte em pontos localizados pode ser maior que o habitual. Já a Epagri/Ciram indica que as chuvas estarão na média, geralmente um acumulado de 150 milímetros por mês.



Agricultura pode sofrer com estiagem



O sinal é de alerta para a safra de verão em Santa Catarina. Segundo a Climaterra, pode haver perda de produtividade em diversos pontos do Estado. O risco de danos generalizados não pode ser descartado nesta safra, inclusive porque a chuva pode aparecer em dias errados. Além, de picos extremos de calor que também podem afetar as culturas.



Opções não faltam para se refrescar



Em dias muito quentes, na falta de uma praia, o lageano usa outros métodos para poder se refrescar. Os clubes com piscinas são os mais procurados, mas nem todas as pessoas têm acesso e por isso, improvisam na própria casa.



De acordo com a Havan, uma das lojas em Lages, que mais vende piscinas infláveis, a venda nessa temporada pode chegar a 25% maior que a passada. A loja já vendeu mais de mil unidades. A média de preço é de R$ 120,00 a R$ 130,00, para unidades de até 2,3 mil litros.



O morador do bairro Guarujá, Nilson Rodrigues, comprou uma no ano passado para a filha, Elisiane Ribeiro Rodrigues, de 7 anos. Mesmo instalada no quintal da casa é a maior atração, porque reúne primos e amigos, até o cadelinha da família aproveita para brincar.



Verão exige cuidados especiais


• Use filtro solar, sempre
• Alimentação leve com frutas e saladas
• Mantenha-se hidratado. Beba bastante água
• Use roupas folgadas e de tecido leve
• Óculos escuros, com proteção ultravioleta
• Não manuseie limão e laranja em contato com o sol.
• Evite bebida com cafeína, álcool ou muito açúcar



Foto: Suzani Rovaris

Nenhum comentário: