Crescimento dos endividados em janeiro se deve a gastos de fim de ano
Neste mês, o movimento no comércio cai e a inadimplência aumenta em torno de 10% em Lages devido aos gastos excessivos feitos em novembro e dezembro pelos consumidores. As contas de início do ano, como IPTU, IPVA, taxas e materiais escolares, deixam os devedores em uma situação ainda mais complicada.
A previsão do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Nilton Alves, é de que a inadimplência diminua somente no mês de março. “Muitos gastam com as férias e presentes de Natal e depois falta dinheiro para pagar as contas”, diz.
Alves comenta que muitas pessoas usam a 1ª parcela do décimo para pagar as contas e isso baixa o índice de inadimplência em novembro e dezembro. Porém, em janeiro o índice fica 10% maior que o normal.
O economista e professor de administração financeira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Pedro Moreira Filho afirma que é importante todos economizarem de 20% a 30% do salário e aplicar em uma poupança ou em um fundo de rendimento baixo, que seja acessível.
Outra dica do economista é não fazer empréstimo para pagar contas. “Se não tem dinheiro para tudo, seleciona as que tem juros de atraso mais caro, mas se demorar para pagar o resto, é preciso procurar os financiamentos com juros mais baratos”, salienta.
Ele lembra que todo início de ano é preciso pagar IPTU, IPVA, material escolar, licenciamento e seguro obrigatório de veículo. “Por isso não dá para cometer exageros, gastando mais do que ganha. O correto seria guardar o décimo para não começar o ano endividado”, completa. Ele sugere fazer uma lista mensal de todas as dívidas, créditos e quanto pode ser guardado. “Assim tem como ter um equilíbrio financeiro”.
Endividamento cai no fim de 2012 em SC
Uma pesquisa da Fecomércio mostra que entre novembro e dezembro, o percentual de catarinenses endividados caiu de 85,3% para 82,9%. Em relação aos principais tipos de dívida dos catarinense, o cartão de crédito continua sendo o principal agente do endividamento. Ele é responsável por 57,1% das dívidas dos catarinenses.
A comodidade deste tipo de dívida, a grande expansão no número de cartões de crédito dos últimos anos, as quedas nas taxas de juros e outras facilidades deste tipo de produto financeiro, são os principais motivos para este tipo de endividamento. Em segundo, terceiro e quarto lugar aparecem, respectivamente, os financiamentos de carros, carnês e financiamento de casas.
- Em Lages, o primeira opção de pagamento é até dia 8 de fevereiro e tem 18% de desconto, a segunda opção tem 13% de desconto e termina em 22 de fevereiro. A última possibilidade de pagamento é até 8 de março e tem 10% de desconto.
Você guarda dinheiro para as contas de janeiro?
- Roseni de Souza, vendedora autônoma "Não sobra, não tem como guardar”.
- Raquel Lemos, professora "Eu me programo durante o ano e guardo dinheiro para não ficar endividada”.
- Moacir Machado, instrutor de trânsito "Guardo uma parte do décimo para pagar as contas”.
- Kelli de Fátima do Amaral, doméstica" É muita conta para pagar, não consigo guardar”.
- Angela Maria Pereira do Amaral, cozinheira "Não consigo guardar, tudo sobe em janeiro e o salário não acompanha”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário