Lages, 28/03/2013, Correio Lageano, por Núbia Garcia
A triagem para escolher as canções que participarão da 21ª Sapecada da Canção Nativa e da 13ª Sapecada da Serra Catarinense teve início ontem à noite. Aproximadamente 700 composições foram inscritas e a surpresa deste ano foi o aumento da participação de artistas do litoral e Oeste do estado. As composições selecionadas serão conhecidas amanhã à noite.
Pela primeira vez a triagem foi aberta ao público e pode ser acompanhada pelos músicos e compositores. Para o coordenador da Sapecada, Mario Arruda, a surpresa neste ano foi o crescimento na participação de artistas do Litoral e Oeste catarinense. “Até o ano passado, 90% dos inscritos eram da região de Lages. Neste ano, cerca de 40% são de fora. Isto não acontecia em anos anteriores, mas é muito positivo”, afirma.
A triagem, que iniciou por volta das 21 horas de ontem, é feita por sete jurados: Luiz Marenco, Cristian Camargo, João Fontoura, Galileu Conrado, Cassiano Pinto, Oscar Massita e Alexandre Ramos.
A 13ª edição da Sapecada da Serra Catarinense traz uma inovação. Até o ano passado, 16 canções se classificavam direto para a final. Agora, durante a triagem, serão escolhidas 30 canções que passam para a segunda etapa de classificação. Esta etapa acontece no dia 13 de abril, ao vivo, no Teatro Marajoara. Das 30, serão escolhidas 15 que passam direto para a final, que acontece no dia 24 de maio, no Palco Nativista, da Festa Nacional do Pinhão.
As três primeiras colocadas da Sapecada da Serra Catarinense e a música mais popular, se classificam direto para a final Sapecada da Canção Nativa. Esta também é uma inovação, já que em anos anteriores apenas a primeira colocada e a mais popular passavam para a final.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário