domingo, 24 de março de 2013

Tabor encena a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém



Tabor encena a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém
Lages, 25/03/2013, Correio Lageano


Domingo de Ramos é uma festa cristã celebrada no domingo (24) anterior ao de Páscoa. A festa comemora a entrada de Jesus em Jerusalém. O povo o enaltece como rei. Para lembrar a data, o Movimento do Tabor realizou uma encenação do ato, ontem, na Igreja Nossa Senhora do Navio. A cena deu início as encenações da Semana Santa, e centenas de fiéis acompanharam a celebração carregando ramos.


O próximo ato ocorrerá na quarta-feira, na Catedral Diocesana, onde será encenada a Santa Ceia e a Agonia de Cristo no Monte das Oliveiras. “Queremos que as atividades não fiquem somente concentradas na igreja do Navio e no Morro da Cruz, para que mais pessoas possa acompanhar”, afirma o diretor da peça, Neto Arruda.


Mais de 40 jovens participantes do Movimento do Tabor participam como atores, além de 12 músicos e mais 20 pessoas na organização. A preparação começa cerca de 50 dias antes e os ensaios  acontecem nas sextas, sábados e domingos. A encenação acontece há 11 anos e a cada ano o espetáculo vai se aprimorando. Atualmente, milhares de pessoas acompanham as apresentações, principalmente na Sexta-feira Santa.


Neto Arruda destaca, ainda, o trabalho dos músicos durante as apresentações. “A trilha sonora traz mais emoção para os atos. O trabalho realizado pelos músicos é essencial”, completa Neto Arruda.


O significado do Domingo de Ramos


Nos relatos evangélicos, a entrada triunfal de Jesus ocorre uma semana antes de sua ressurreição. De acordo com esses relatos, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos a sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. 


A multidão cantou parte de um salmo (Salmos 118:25-26). O simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra.


Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um “príncipe da paz” e não um rei guerreiro.


Principais encenações


Quarta-feira: Santa Ceia e Agonia do Monte das Oliveiras
Local: Catedral
Horário: 20h30min


Sexta-feira Santa: Via Crucis
Local: Morro da Cruz
Horário: 9h30min e 16h30min


Sábado – Ressurreição de Cristo
Local: Morro da Cruz
Horário: 21h30
 


Fotos Silviane Mannrich

Nenhum comentário: