sábado, 20 de abril de 2013

Foco do mosquito da dengue é registrado em Capão Alto



Foco do mosquito da dengue é registrado em Capão Alto
Santa Catarina, 20 e 21/04/2013, CLMais com informações da Secretaria de Estado da Saúde




Além do município de Capão Alto, na Serra Catarinense, Mafra, Canoinhas, três cidades catarinenses que não haviam registrado nenhum foco do mosquito Aedes aegypti em 2013, tiveram a confirmação de focos esta semana. Em todo o Estado, há 1675 focos registrados.




Em Capão Alto, que nunca havia registrado focos do mosquito, também teve a confirmação de um foco, na última terça-feira (16) na localidade Lagoa Grande.  O município fica próximo ao Rio Grande do Sul, outro Estado que tem a dengue como endemia, e por isso merece atenção dos agentes de saúde e da população.




A aparição de focos em cidades até então livres do mosquito é um alerta para que a população catarinense reforce os cuidados preventivos, conforme explica a gerente de Zoonoses e Entomologia do Estado, Suzana Zeccer. “Todas as cidades estão suscetíveis, por isso é tão importante à prevenção”, destaca a profissional.




Em Mafra, cidade que faz divisa com o Paraná (um estado que tem a dengue como endemia), houve a detecção de um foco de larva do mosquito da dengue. A Gerência Regional de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Mafra informou que todas as medidas necessárias já foram tomadas para o acompanhamento do caso junto à Secretaria Municipal de Saúde.




Em Canoinhas, no norte catarinense, foram localizados dois focos, na última segunda-feira, em pneus guardados em um motel da cidade. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica explica, contudo, que a existência de focos do mosquito não significa que há dengue no local. Significa que a população tem de intensificar os cuidados preventivos a fim de eliminar os focos do mosquito transmissor da doença.



Foto:Divulgação /Ilustrativa

Nenhum comentário: