Lages, 15/04/2013, CLMais com informações da Estação Meteorológica Climaterra, Instituto Nacional de Meteorologia, Centro de Informações e Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri) e Assessoria de Imprensa do município de Urupema
Os moradores da cidade mais fria do Brasil, Urupema, localizada na Serra Catarinense, experimentaram o segundo dia consecutivo de frio com temperaturas negativas. O amanhecer gelado fez com que a população começasse a vestir roupas pesadas para sair de casa logo cedo.
Segundo medições do Centro de Informações e Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri), a mínima chegou a -2.3ºC, por volta das seis horas, nesta segunda-feira (15), formando geada, que não foi de forte intensidade, mais já começou a mudar a paisagem nos pontos mais baixos da cidade.
Segundo a Estação Meteorológica, Climaterra, São Joaquim teve registro de 0,7ºC; Bom Jardim da Serra, 0,9ºC, Urubicí, 0,8; Painel, 4,5ºC e Lages, 4,6ºC, mas o engenheiro Agrônômo, Ronal Coutinho acredita que neste município a temperatura deva ter sido muito menor, já que neste último o registro não é oficial. No entanto, o Instutito Nacional de4 Meteorologia (Inmet), publicou em seu site oficial, que a temératura mínima, em Lages ficaria abaixo de zero; -1ºC.
A geada formou em vários municípios, transformou os campos em paisagens brancas. O fenômeno se fez presente cidades do Oeste e todos os planaltos, inclusive a Serra Catarinense.
Segundo o engenheiro, a tendência é esfriar ainda mais durante a madrugada, manhã e noite, até o próximo domingo (21). As tardes serão amenas e ensolaradas.
Nesta terça (16), quarta (17) e quinta-feira (18), o tempo segue estável com sol e poucas nuvens em Santa Catarina. O frio vai diminuindo gradativamente, mas as temperaturas continuam baixas a noite, com condições de geada nas áreas altas da Serra Catarinense e Planalto Norte.
Tendência entre os dias 19 e 29 de abril
Nesse período, o ar mais seco mantém o tempo estável em todo Estado, sem previsão de chuva significativa até o momento. De forma geral, as temperaturas tendem a diminuir.
Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Urupema
Nenhum comentário:
Postar um comentário