Lages, 07/05/2013, Correio Lageano, por Núbia Garcia
Paulo Cesar Antonello dos Santos disse que não tinha a intenção de matar
O homem acusado de ter espancado a mulher com uma machadinha na noite de quinta-feira (02), está detido no Presídio Regional de Lages desde esta segunda-feira (06). Paulo Cesar Antonello dos Santos, de 28 anos, apresentou-se voluntariamente, junto com seu advogado, mas já tinha mandado de prisão preventiva decretado pela Polícia Civil. Ele cumpre, agora, prisão preventiva que pode ser revogada a qualquer momento.
A prisão preventiva havia sido decretada, segundo o delegado Raphael Bellinati, porque Santos fugiu após cometer o crime e para garantir a ordem pública. “Isso deu-se em razão da intensa comoção social que causou este fato bárbaro”. Santos não possuía antecedentes criminais.
Ao se apresentar junto com seu advogado, Santos foi interrogado pelo delegado e, em seguida, encaminhado ao Presídio Regional de Lages. Segundo Bellinati, em seu depoimento, o agressor declarou que ele e a esposa estavam em processo de separação e há tempos brigavam.
Ao delegado, o agressor afirmou que a esposa estava fora de si e teria tentado agredí-lo com a machadinha. Neste momento, segundo relato do agressor, ele teria tomado a ferramenta das mãos dela e desferido dois ou três golpes contra sua cabeça para se defender.
Santos afirmou ter fugido imediatamente após efetuar os golpes e ligado para sua mãe para que a mesma acionasse o Samu. “Ele disse que, em momento algum, quis matá-la, mas esta é uma situação discutível, pois ele assumiu o risco ao investir contra a cabeça dela com um machado”, explicou o delegado.
Maria da Penha
O caso se enquadra na Lei Maria da Penha, porque a vítima é uma mulher em situação de violência doméstica, mas o delegado explica que Santos também cometeu um crime doloso contra a vida.
Vítima diz que não se lembra de como ocorreu a agressão
A vítima, que tem 22 anos, está fora de perigo e foi ouvida pela Polícia Civil na manhã desta segunda-feira. O delegado Raphael Billinati descreveu que ela apresenta escoriações da lâmina do machado no pescoço e por ter tido todos os dentes e praticamente todos os ossos da face quebrados, vai precisar passar por no mínimo mais duas cirurgias reparadoras antes de fazer uma plástica para remodelação do rosto.
Com os hematomas ainda bem visíveis e com muita dificuldade para falar, ela permanece internada no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Segundo Bellinati, a vítima contou à polícia que se lembra apenas de ter colocado os filhos para dormir, por volta das 22h30min de quinta-feira (2). “Depois disso ela acordou toda ensanguentada, com as crianças no colo, sem saber o que tinha acontecido, sentindo muitas dores e sem saber a dimensão das lesões”, afirma o delegado.
Assim como o agressor, a vítima afirmou que ambos brigavam constantemente. Ela contou que em diversas circunstâncias acionou a Polícia Militar por ter apanhado do marido. Entretanto, nenhum registro havia sido feito, pois a situação sempre se resolvia no local.
A investigação do caso é de responsabilidade da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami).
Entenda o caso
• A vítima, que tem 21 anos, foi agredida pelo marido a golpes de machado, sofreu traumatismo craniano, teve todos os ossos da face e todos os dentes quebrados.
• Segundo testemunhas, os dois filhos do casal, de 5 e 1 ano de idade, teriam presenciado a agressão.
• Paulo César Antonello dos Santos fugiu do local.
• O fato aconteceu na residência do casal, no bairro Santa Helena.
A vítima foi encaminhada pelo Samu à emergência do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, onde passou pela primeira cirurgia de reconstrução.
• A machadinha usada no crime foi recolhida pela polícia
Foto:Núbia Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário