sexta-feira, 3 de maio de 2013

Carros antigos: uma paixão para vida toda


Carros antigos: uma paixão para vida toda
Lages, 04 e 05/05/2013, Correio Lageano


Advogado Vilson Campos mantém verdadeiras ralíquias em sua garagem, no Centro de Lages.




Se você ver raridades, como um MP Lafer 77, uma réplica de um Porsche Carreira 911 ano 92, ou um Chevrolet Opel 38 circulando pelas ruas de Lages, saiba que eles pertencem ao advogado Vilson Campos. Mas nem pense em fazer uma oferta por um dos carros, pois eles não estão à venda.




É o amor por carros antigos que leva Vilson Campos a investir tempo e dinheiro no cuidado com as relíquias. Há aproximadamente 20 anos, ele cultiva o hobby de montar carros, cuidando de cada um deles, como se fossem bibelôs. “Tem que estar aqui mexendo, olhando, mudando para ver como fica, não pode ter um risquinho que a gente chama a atenção, é tudo nos mínimos detalhes”, explica.



Vilson conta que desde pequeno observava esses carros nas ruas. “O meu pai tinha esses carros e a gente via, daí começou a criar a paixão por carro antigo”, afirma.
Há 20 anos, ele adquiriu o primeiro carro, o MP Lafer, e não consegue calcular o quanto gastou de tempo e dinheiro nele. Há 16 anos, comprou o Opel e a sua mais recente paixão é o Porsche, montado há uma década.



A paixão pelos carros é cultivada diariamente, com os cuidados e as visitas à oficina, sempre buscando deixar os veículos o mais impecável possível, pensando no que poder ser melhorado. “É cachaça, como o pessoal diz, é um gosto de ir montando”, acrescenta.

Serviço

  • Cuidados para manter as máquinas
  • A manutenção deve ser constante
  • Para ter longa vida útil ao motor, troca de óleo deve ser regular
  • Para o carro ficar brilhando a cera é fundamental
  • Uma capa ajuda a conservar a lataria
  • Também é bom ficar atento aos pneus.




Um gosto que contagia



Isabel Cristina Moreira Campos é a mulher de Vilson e conta que a paixão pelos carros contaminou a toda a família. “A gente curte sair no final de semana para passear com o Porsche”, conta. Ela explica que os carros são um bem de família e não existe valor monetário que expresse o quanto eles valem.



Como parte da família, as máquinas também têm direito a ganhar até apelidos. “Quando as minhas filhas viram esse carro pela primeira vez, o Opel Chevrolet a gente chamou de Vovó, porque ele tem duas lâmpadas na frente que dá a impressão de um óculos de uma vovó”, lembra.


 

Vilson reconhece que seus carros chamam a atenção por onde passam. Por isso relata que é comum receber solicitações de pessoas que pedem para tirar fotos, fazem perguntas e até pedem emprestado para incrementar cerimônias de casamento. “Hoje, o Opel não está aqui, ele está em Tijucas, para um casamento”, ressalta.



Expectativa



Cristina lembra que o hob­­by é do marido, mas todos compartilham do carinho que ele sente pelos carros e torce para que o MP Lafer saia da oficina o quanto antes. “A gente espera que fique maravilhoso, e vai ficar, porque está sendo feito com muito carinho e capricho”, diz Isabel Cristina.



O chapeador e pintor Andrey Freitas Vieira, acompanha o hobby de Vilson desde o início e confirma que todos os detalhes merecem o máximo de atenção na hora de confeccionar ou reformar os carros.




Ele precisa seguir os passos previstos nos manuais e atender as exigências do cliente meticuloso. Apesar disso,  afirma estar satisfeito com o trabalho. “É bom de fazer, ver o carro ser montado aos poucos, vai ajeitando mais os cantinhos, a pintura, tudo, até ficar pronto, fica bonito”, completa.




Modelos são destaque na Festa do Pinhão


O MP Lafer está sendo reformado, apesar de não precisar de grandes reparos. “Eu trouxe aqui para o Andrey [chapeador] para fazer tudo, ele está fazendo os parafusinhos, tudo, do zero até ficar pronto”, explica Vilson Campos. O carro que teve apenas 2,5 mil unidades fabricadas no Brasil, é o único de Lages, sendo destaque na Festa Nacional do Pinhão. “Eles pedem para gente colocar dentro de um pavilhão em exposição”, relata.



Para garantir fidelidade aos modelos originais, o advogado pesquisa sobre os carros e entra em contato com as fabricantes, em busca dos manuais dos veículos. Após a aquisição do chassi, é adquiriu o kit com a cobertura em fibra de vidro e o motor de um Santana para dar vida ao carro. O MP veio montado de fábrica, já o Porsche amarelo, que tu compra o kit e vai montando, sai do zero até ficar do jeito que está, relata.



Fotos: Joana Costa

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