Urupema, 26/04/2013, Correio Lageano
Pela grande quantidade de araucárias, as aves migram para a região buscando se alimentar. Evento também promove o turismo
O município de Urupema sediará, neste fim de semana, o 2º Festival do Papagaio-Charão. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com o Instituto de Pesquisas de Aplicação Ambiental e Cultural (IPAC), Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Urupema (IFSC) e Conselho Municipal de Turismo.
O objetivo do evento é fomentar o turismo com um foco específico na observação de aves, sendo que o status de conservação do Papagaio Charão (Amazona Pretrei) está ameaçado de extinção e migra anualmente buscando os remanescentes de pinheiro brasileiro para se alimentar. Urupema centraliza uma significativa quantidade de floresta com araucárias, por isso, as revoadas no período que vai de março a julho são constantes na cidade.
A abertura oficial acontece no sábado, às 9h30min, no Centro de Eventos Rubens Pagani e também neste horário, iniciam-se as inscrições para o concurso fotográfico que terá como tema “O Papagaio Charão na Serra Catarinense”.
De acordo com o regulamento, que se encontra no site www.cidademaisfriadobrasil.com.br, as fotos devem mostrar um ou mais indivíduos da espécie (amazona pretrei) em liberdade, sendo exclusivamente tiradas no município de Urupema ou seus limítrofes (Painel e Rio Rufino), durante a semana do evento, até 28 de abril, sendo que o horário e data limites para o termino das inscrições é até às 16 horas de domingo (28), mediante pagamento da taxa de R$ 10,00.
Durante a programação haverá saída dos grupos para observação das revoadas, palestras com profissionais renomados sobre os temas “Aves dos Campos de Altitude”; e “O encontro do Charão e Peito-Roxo em busca de conservação”. Contará também com duas oficinas, sendo uma de Gravação de Sons e outra de Noções de Fotografia. Durante o evento haverá estandes com exposição de materiais e venda de artesanatos e produtos locais.
Foto: Marília Oliveira/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário