quinta-feira, 4 de julho de 2013

Governador entrega ordem de serviço para obras na SC-390, em Campo Belo

Governador entrega ordem de serviço para obras na SC-390, em Campo Belo
Campo Belo do Sul, 05/07/2013, Correio Lageano




Nesta sexta-feira (05) às 11 horas, o governador Raimundo entregará a ordem de serviço para a empreiteira que venceu a licitação. O ato será na Praça da Cacimba, na entrada da cidade. A alguns metros do local, as máquinas serão ligadas, e a obra iniciará.




“Uma das primeiras ações que planejei para a região quando assumi o governo foi restaurar essa estrada, mas não havia projeto, e tivemos que enfrentar um longo processo burocrático, diz o governador. A obra faz parte do Pacto por Santa Catarina. Serão investidos R$ 29,6 milhões, de um empréstimo feito pelo governo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BNDES).




O traçado atual foi desenhado há várias décadas atrás, quando o trânsito era bem menos intenso, e os carros não tinham tanta potência. Porém, nos últimos 15 anos, o número de veículos emplacados quadriplicou no Estado. Por esse motivo, o cronograma da SC 390 não se resume a asfalto novo por cima da pista esburacada.



A estrada será adequada à nova realidade, para que os usuários tenham mais segurança e conforto. Além da revitalização de toda a camada de asfalto, o projeto prevê a implantação de faixas adicionais em subidas acentuadas, à retirada de curvas de alto risco, à construção de paradas de ônibus com abrigo para passageiros, além de interseções e travessias urbanas em Capão Alto e Campo Belo do Sul.



O caminhoneiro Plínio Tobias, que mora em Campo Belo do Sul e trafega todos os dias pelo trecho transportando animais de abate, recebeu com euforia a informação de que a reforma começará. “O asfalto é ruim e algumas curvas exigem freadas bruscas, e o desgaste dos pneus e das pastilhas de freio é grande. A partir de agora, os gastos com manutenção irão diminuir, e teremos mais segurança”, ressalta.



Acordo altera asfaltamento


O projeto prevê o asfaltamento do perímetro urbano de Campo Belo do Sul (único trecho de paralelepípedo entre a BR-116 e a entrada de Anita Garibaldi). As obras iniciariam dentro da cidade, porém, os investimentos previstos para a rede de esgoto resultariam na quebra de asfalto daqui a alguns meses.



Por esse motivo, a prefeitura e a empreiteira entraram num acordo, e os trabalhos começarão fora da cidade. O asfaltamento do perímetro urbano de Campo Belo do Sul será, provavelmente, a última etapa da obra.


Foto:Fábio Ramos/Divulgação

Nenhum comentário: