quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Operação tapa-buracos nas ruas de Lages

Operação tapa-buracos nas ruas de Lages

Lages, 30/08/2013, Correio Lageano, por Joana Costa




Basta um passeio rápido pelas ruas de Lages para encontrar muitos buracos. Eles ficaram maiores e mais numerosos após as chuvas da última semana. Para resolver o problema a Secretaria de Infraestrutura inicia na próxima semana a operação tapa- buracos em toda a cidade.



José Maria Antunes vive na rua Sebastião Ramos Schmidt, no bairro Universitário, há mais de 30 anos e reclama que o problema de buracos na rua é crônico. “Eles vêm, tapam, e um mês depois abre de novo”, afirma.



Para resolver o problema, na próxima semana duas equipes da Secretaria de Infraestrutura vão realizar a operação tapa-buracos em toda a cidade. “A gente vai fazer isso quando terminar a pavimentação da avenida Edésio Caon, no bairro Panorâmico”, informa o secretário Joel Netto Momm.



Alguns pontos que merecem atenção especial são a rótula na Penha, avenida Manoel Antunes Pessoa e rua Alves Brito. Prioridade é atender as ruas onde serão realizados desfiles cívicos.


Asfalto deteriorado acelera a formação dos buracos


O que dificulta a manutenção das ruas é o estado de deterioração do asfalto. “O asfalto tem um tempo de vida útil e hoje a maioria das ruas de Lages estão velhas”, explicou Joel Netto Momm.



O problema começa com rachaduras por onde infiltra água, posteriormente surgem buracos pequenos que aumentam gradativamente. É preciso fazer a  chamada fresagem na pista para restaurar o asfalto. O material velho é recortado, retirado e uma nova camada é colocada.



R$ 3 milhões devem ser gastos com os trabalhos


O problema na rua Sebastião Ramos Schmidt é exemplo de muitas outras na cidade. No bairro São Cristovão, a rua Maranhão, que é de terra recebeu melhorias. Uma máquina trabalhou no local durante a manhã de ontem, corrigindo os buracos, que obrigavam os motoristas a desviar.



Segundo o secretário Joel Netto Momm serão gastos R$ 3 milhões e três meses para a secretaria conseguir fazer o trabalho de tapa-buracos em toda a cidade. Os recursos ainda não estão assegurados.



A busca é por emendas parlamentares do Governo Federal, através de senadores e deputados. “Essa semana o prefeito Elizeu Mattos vai a Brasília para ver se consegue encaixar um convênio para a recuperação de toda a avenida Dom Daniel”, disse.


Foto: Joana Costa

Nenhum comentário: