quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Udesc estuda a instalação de medicina no campus de Lages

Udesc estuda a instalação de medicina no campus de Lages

Lages, 30/08/2013, Correio Lageano



No dia 12 de setembro, às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Lages, haverá uma reunião para discutir a possibilidade do CAV abrigar o curso de medicina. A proposta é do vereador Marcius Machado, que quer ver mais médicos se formando na Serra Catarinense.



O diretor geral do CAV, Cleimon Eduardo do Amaral Dias, ressalta que existe, dentro da universidade, a discussão para implatar o curso de Medicina.



Para isso, é necessário o repasse de 0,5% da receita líquida de verbas do Estado para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Este recurso bancaria o cuto dos profissionais, conforme a necessidade do município. Amaral Dias garante que  já existe a estrutura necessária dentro do CAV para abrigar a medicina.



Coordenadora-geral da Pró-reitoria de Extensão da Udesc, Elisabete Oliveira, disse que a implantação de um novo curso em Lages é complexa e envolve estrutura, dinheiro para pagar os profissionais e moradia para novos estudantes. Ela informa que há um planejamento estratégico na Udesc que envolve o conselho de professores, a coordenadoria e a pró-reitoria para a criação de um novo curso em outra cidade.


Marcius Machado salienta que a emenda 30 da Constituição do Estado estabelece 12% da receita líquida para a saúde. Um ato cívico está sendo organizado pelos estudantes do CAV e pela comunidade para pressionar pela criação do curso. Para ele, o CAV tem condições de receber esta estrutura, que vai beneficiar Lages e região serrana.



Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: