segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Estudantes fazem as matrículas após três dias na fila no Cedup

Estudantes fazem as matrículas após três dias na fila no Cedup
Lages, 29/10/2013, Correio Lageano, por Joana Costa



Foram três noites de espera para o estudante João Paulo Freitas, de 19 ano, conseguir uma vaga no curso de técnico em recursos humanos, oferecido pelo Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva.



Ele esperou na fila desde  as 14 horas de sexta-feira, e foi o primeiro a fazer a matrícula na manhã de ontem. João Paulo esperou que o processo seletivo para o curso fosse aberto, mas isso não aconteceu. Diante da demanda de alunos, optou por aguardar na fila. “Foi bem difícil a espera. A gente ficou ao relento, enfrentou chuva e frio para garantir a vaga”, disse.



O estudante conta que foi por acaso que decidiu ficar esperando em frente ao Cedup. “Foi no susto. Minha mãe veio aqui sexta-feira, viu que tinha gente na fila e resolveu ficar também”.



Para seu pai, o advogado Paulo Jorge Tasior, o esforço vale a pena, pois é o futuro do filho que está em jogo. “Esses três dias são o começo de três anos de curso, onde ele vai adquirir novos conhecimentos”, afirma, enquanto respira aliviado. “Agora está tudo bem, a documentação está acertada”, acrescenta.



teste| O diretor do Cedup, Aldo Spessatto, explicou que os exames seletivos não foram realizados devido à falta de tempo para abertura de edital. “A Secretaria de Educação nos liberou o curso com oito dias de antecedência da data para as matrículas, mas a gente precisa de 15 dias para lançar o edital”, explicou.



A gerente regional de educação, Maria de Fátima Ogliari, explica que a demora para liberação dos cursos é decorrente de determinações do Ministério da Educação. “Estão fazendo a adequação da grade curricular, por isso atrasou”, informa.




Espera é chance de realizar um sonho


A estudante Maria Eduarda da Rosa, de 15 anos, ficou na fila desde sexta-feira para garantir a vaga no curso de técnico em saneamento. Apesar do desconforto por ficar ao relento, a espera valeu a pena. “Essa é uma chance para quem não conseguiria passar no teste seletivo. A gente ficou aqui para garantir isso”, disse.



Seu pai, João Rosa, reclama da desorganização que obrigou os estudantes a acamparem em frente à escola. “O colégio é bom, o ensino é de qualidade e por isso é concorrido. Mas é muita gente que ficou esperando, na chuva e no frio,  sem banheiro. Deveria ter sido mais bem organizado”, analisa.




Escola promete abrir novas turmas


A direção do Cedup reagiu com surpresa diante da demanda de estudantes. O diretor Aldo Spessatto explica que foram abertas 25 vagas para os cursos técnicos e mais cinco vagas para o cadastro de reserva. “Essas cinco vagas são para os repetentes. Se sobrar, quem está na espera é chamado”, explicou.



Spessatto adianta que há sinalização da Secretaria de Educação para que mais três turmas sejam abertas. “Não é nada oficial, mas houve uma confirmação verbal que as turmas serão abertas até o final do mês que vem”, declarou.



A gerente regional Maria de Fátima Ogliari destacou que a possibilidade existe. “Assim que forem liberadas as matrizes curriculares será feita uma avaliação e vamos tomar todas as providências para isso“, disse.



Para essas novas vagas, o ingresso dos estudantes acontecerá por meio de teste seletivo. “Aqueles que não conseguiram vaga hoje, a gente pegou o contato e vai  avisar sobre o teste”, acrescenta Spessatto.




Cerca de 80 pessoas passaram o final de semana, na fila. Às 7 horas na manhã de ontem foram distribuídas as senhas. Os estudantes que ficaram de fora voltaram para casa sem matrícula.



As vagas


Cursos

  •  Técnico em informática
  •  Técnico em recursos humanos
  •  Técnico em saneamento

Vagas
  •  25 vagas + 5 para reserva em cada curso
  •  Número de estudantes na fila: aproximadamente 80



Foto:Joana Costa

Nenhum comentário: