sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Dilma assina migração das rádios AM e em breve, Menina FM

Lages, 07/11/2013 Milton Barão

O Sistema Menina de Comunicação (SMC), do Grupo Narbal Souza, só aguardava a assinatura do decreto pela presidente Dilma, que aconteceu às 11h desta quinta-feira, 7 de novembro (Dia do Radialista), para as providencias legais de substituição da Rádio Guri AM – 1.180, pela Menina FM, em Lages.
SMC (3)

Data

Algumas situações não foram confirmadas, como potencia e, principalmente, a data de mudança, porém em conversar informais com a direção do SMC, o blog ficou sabendo que a Guri AM deixa de existir, para entrar no seu lugar a Menina, de Lages, que irá integrar-se ao Sistema Menina, que tem emissoras em Balneário Camboriú e Blumenau.
SMC (1)

Programação

Muda pouco ou quase nada na programação, com apenas alguns ajustes, como o Boca no Trombone, que passa para o horário das 7h às 9h. outro líder de audiência, o Guri em Notícias sai do ar para a entrada do Estação Notícias, mas com o mesmo formato de “mesa redonda”, com os mais polêmicos participantes: Jones Paulo, Professor Cesar, Milton Barão e convidados.
SMC (2)

Migração

Essa medida atende a demanda antiga do setor de rádio, principalmente de emissoras do interior, e vai permitir melhoria da qualidade do sinal dessas rádios. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV avalia que 90% das 1,8 mil rádios comerciais AM se transfiram para a frequência FM.

Sintonia

A migração vai permitir que as rádios hoje na faixa AM possam ser sintonizadas por aparelhos celulares e tablets – esses equipamentos só captam sinal de FM. Em locais onde não haja espaço disponível, o governo vai usar as frequências dos canais 5 e 6 da TV para atender aos pedidos de migração. Isso, porém, só deve acontecer após a conclusão do processo de digitalização da TV aberta.

2014

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, informou que o decreto prevê que as emissoras AM interessadas na migração vão poder requerê-la a partir de 1º de janeiro de 2014.

Nenhum comentário: