sábado, 14 de junho de 2014

Ordem é reduzir os custos com a Festa do Pinhão

Ordem é reduzir os custos com a Festa do Pinhão
Lages, 14 e 15/06/2014, Correio Lageano, por Núbia Garcia



Neste ano, a Festa do Pinhão passa por uma grande inovação. Pela primeira vez, o evento será promovido por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Vencedora de um pregão público, a Gaby Produções Ltda, de Novo Hamburgo (RS), será responsável por cinco edições do maior evento da cidade.



A busca por uma parceria público-privada foi uma iniciativa da prefeitura de Lages, que até no ano passado promovia a Festa sozinha, para tentar equilibrar receita e custo. A Gaby foi vencedora do pregão público que aconteceu no início de abril. Já de cara recebeu um grande desafio, pois faltava pouco mais de dois meses para o início da Festa. “Há coisas que a iniciativa privada faz melhor que o setor público e vice-versa.



Nós unimos o conhecimento dos dois para fazer um grande evento, no qual o município invista menos recursos próprios e possa ter a mesma qualidade na organização”, explica o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Toni Duarte.



Divisão


De forma sucinta, a prefeitura continua responsável pela parte cultural da Festa do Pinhão, como a organização da Sapecada, escolha da rainha e princesas e o Recanto do Pinhão. Já a Gaby Produções cuidará da parte comercial, que envolve a montagem da estrutura e contratação dos shows nacionais, dentre outras atribuições.



Para realizar o evento, a Gaby terá de repassar ao município R$ 517,3 mil nos próximos cinco anos (cerca de R$ 103 mil por edição). A verba repassada ao município será utilizada na própria Festa, o que reduz o custo aos cofres públicos.



Positivo


Para o presidente da CCO, a experiência da empresa é fundamental para o sucesso da Festa do Pinhão. Toni acredita que o vasto conhecimento do mercado musical, para contratação dos shows nacionais, e o maior poder de negociação quando se trata de contratar infraestrutura, segurança e sonorização, por exemplo, são pontos positivos. “Essa cooperação entre a iniciativa privada e o poder público tem funcionado muito bem, melhor do que eu esperava”, comenta.



Para Toni, após o término desta edição, quando estarão sanadas grandes dúvidas e dilemas da parceria, ficará mais simples organizar as próximas edições do evento.“Ao concluirmos a festa de 2014, 80% da festa de 2015 e 70% da festa de 2016 estarão prontas. Faltarão apenas detalhes de shows nacionais e melhorias internas, mas a essência da discussão estará resolvida”, completa.


Organização
01 - Comissão Central Organizadora
04 - Informações
08 - Rádio Pinhão
11 - Secretaria de Turismo
12 - Banheiros Químicos


Enterimento
13 - Palco Nacional
14 - Palco Nativista
15 - Backstage
16 - Camarote
17 - HouseMix
18 - Meio Ambiente
20 - Recanto da Tradição
21 - Shoppinhão
22 - Praça da Comunicação
24 - Pavilhão Cultural
25 - Arena Cultural
26 - Palco Pinhão
27 - Pavilhão das Entidades
28 - Parque Infantil


Segurança e sáude
29 - Corpo de Bombeiros
30 - Pronto Socorro
31 - Polícia Civil
32 - Polícia Militar
33 - Farmácia
34 - Saúde


Serviços
53 - Bradesco
54 - Sicoob
55 - Banco do Brasil
56 - Caixa


Praça e alimentação
57 - Quiosques, bares e restaurantes




Foto: Andressa Ramos

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