segunda-feira, 21 de julho de 2014

Neve pode ocorrer, mas antes dela a Serra terá dias de chuva

Neve pode ocorrer, mas antes dela a Serra terá dias de chuva
Serra Catarinense, 22/07/2014, Correio Lageano


A chuva prevista para ocorrer entre terça (22) e quarta-feira (23), aliada à massa de ar fio, oferece condições de neve nas partes mais altas de Santa Catarina. Quem gosta de frio pode se animar, quem não gosta não poderá fugir dele se permanecer na Serra Catarinense durante esta semana. A partir de quinta-feira (24), as temperaturas baixam e seguem menores do que zero no final de semana.



Segundo o engenheiro agrônomo responsável pela estação meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho, a chance de neve é pequena e se ocorrer não deve acumular.
O meteorologista da Epagri/Ciran Erikson de Oliveira confirma a previsão de que a possibilidade para ocorrência de neve é fraca, mas que o frio será intenso.



“O fenômeno, que é um dos mais aguardados no inverno, ainda não aconteceu este ano com intensidade em áreas habitadas, mas já ocorreu de forma efêmera,” segundo Coutinho. Na segunda-feira (21), por exemplo, de acordo com ele, teve chuva congelada em Urubici e Urupema.



Os municípios onde pode nevar é São Joaquim, Urupema, Bom Jardim e interior de Urubici. São Joaquim é o local onde há sempre a  maior possibilidade de neve. O que justifica, de acordo com Coutinho, é a altitude. O centro de São Joaquim chega a 1.360 metros de altitude. Em Urupema, a altitude é de 1.320m, Bom Jardim 1.200m e Urubici não chega a 950m.


Na segunda a temperatura chegou a -3,8ºC em Urupema, e teve geada. No fim de semana toda Serra Catarinense terá muito frio, com mínimas abaixo de zero.



Marília Oliveira/Divulgação

Nenhum comentário: