quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Falta sangue em Santa Catarina


Falta sangue em Santa Catarina

Lages, 21/11/2012, Correio Lageano



Historicamente, os bancos de sangue do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc) passam por uma situação delicada na primeira quinzena do mês de novembro. Isto porque, com a Semana do Doador, que neste ano será comemorada entre os dias 26 e 30, muitos doadores se resguardam para efetivar as doações neste período, o que defasa o banco nas semanas que antecedem a comemoração.



A greve dos servidores da saúde em todo o Estado, que conta com a adesão dos profissionais do Hemosc de Florianópolis, deixou a situação ainda mais crítica. “Com isso, as doações em Florianópolis foram drasticamente reduzidas, o que reflete na hemorrede de todo o estado”, comenta o gerente técnico do Hemosc em Lages, Antônio Jacob Backes.



Florianópolis é o principal ponto de captação no estado, coletando entre 200 e 250 doações por dia. Com a adesão à greve, atualmente têm captado algo entre 50 e 70 bolsas de sangue por dia, um terço do normal.



A situação está tão crítica que, segundo Jacob, na manhã de ontem o Hemosc de Lages recebeu um e-mail da coordenação estadual, solicitando o cancelamento de todas as cirurgias dependentes de plaquetas, pois já há falta deste componente sanguíneo no Estado.



Em Lages, sensibilizados com o problema, os servidores em greve se uniram e doaram sangue na terça-feira (20). O técnico de enfermagem, Jefferson Oliveira Medeiros, 34 anos, aproveitou a oportunidade para colocar em dia seu calendário de doações. “É uma forma de tentar ajudar a suprir a defasagem que estamos enfrentando nos bancos de sangue”, comenta ele, que é doador de repetição (doa com frequência) há cerca de 10 anos.


Foto: Núbia Garcia

Nenhum comentário: