quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Muitas horas de espera para tirar a carteira de identidade

Muitas horas de espera para tirar a carteira de identidade
Lages, 24/01/2013, Correio Lageano, por Suzani Rovaris


Com apenas um local para tirar a carteira de identidade, as filas aumentam e a espera é longa



José Gallio Sobrinho, de 78 anos, é aposentado e trabalha na agricultura e pecuária. Na terça-feira (15), início da tarde, foi até o Instituto Geral de Perícias (IGP) de Lages para tirar outra via da carteira de identidade. Elese deparou com uma enorme fila. Sem conseguir atendimento, retornou na manhã de quarta-feira (23) para garantir a vaga. Somente depois das 13 horas é que foi atendido.



Assim como José, outras pessoas passam pelo mesmo problema. O IGP é o órgão oficial de expedição do Registro Geral (RG). Em Lages, dois locais fazem a coleta das informações necessárias para o cadastramento: o IGP e o Balcão Cidadão.



Com o fechamento temporário do Balcão Cidadão, as filas se tornaram cada vez maiores no IGP. Os atendimentos ocorrem à tarde e antes das 9 horas as pessoas estão esperando. “No primeiro dia que fui, conversei com a atendente e ela me disse para vir no outro dia às 8h30min, pois a partir desse horário distribuiriam as fichas. Cheguei nesse horário e nem abriram as portas”,  José comenta desapontado, pois mora a 15 quilômetros da cidade, na localidade de Índios. O idoso precisou ficar na fila até as 13 horas, sem poder ir ao banheiro ou comer.



Demanda maior



Antes, o IGP atendia 20 pessoas por dia, atualmente são mais de  50 e o órgão precisou montar um esquema de senhas (50/dia). O IGP começa a atender a partir das 13 horas. Inicialmente as filas se formavam nesse horário. As pessoas começaram a chegar mais cedo e hoje tem gente às 8 horas para garantir a senha. Ontem, às 9 horas, mais de 50 esperavam atendimento.



O mesmo problema passaram a enfermeira Francine Matos e o pedreiro Anderson Francisco Nunes. “Vim às 13 horas na terça-feira e falaram que iriam entregar as senhas pela manhã. Estou aqui e vou ter que esperar até a tarde”, diz Francine.



O pedreiro Anderson, conta que perdeu dois dias de trabalho e provavelmente serão descontados. Segundo o coordenador do Núcleo Regional de Perícias, André Luiz Melo, não procede a informação de que as atendentes teriam pedido às pessoas que chegassem cedo para receber as senhas.



Documentos necessários para emitir a Carteira de Identidade

  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, original e fotocópia simples, sem rasuras
  • 2 fotos 3x4
  • Guia Dare (emitido no posto de coleta)
  • Comprovante de residência



Balcão Cidadão volta a atender em fevereiro



O coordenador do Balcão Cidadão, Wanderlei Germano, explica que o fechamento temporário do órgão foi ocasionado pela mudança de endereço. A partir de fevereiro, atenderá a população próximo ao Parque Jonas Ramos, fundos do Angeloni.



Segundo Germano, o Balcão Cidadão não atende mais na Rodoviária porque o local não possui acessibilidade para portadoras de deficiência. “O novo endereço oferece fácil acesso a qualquer cidadão. Estamos preparando uma sala especial para receber pessoas que queiram fazer nova Carteira de Identidade, CPF ou Carteira de Trabalho.


Assim que estivermos instalados, queremos implantar um sistema para atendimento a domicílio, vai facilitar e diminuir as filas”, explica.



Entrevista com José Gallio Sobrinho, de 78 anos, às 9h35min de quarta-feira (23)

Que horas chegou na terça-feira?

Ontem, cheguei às 13 horas e já havia mais de 50 pessoas na fila. Hoje cheguei às 8h30min.


Por quê?
Me disseram que iriam entregar as senhas logo de manhã, mas só vão abrir à tarde.



Vai esperar até a tarde?

Sim, preciso garantir minha vaga porque moro a 15 quilômetros daqui e não tenho como vir outro dia.


Como vai esperar?
Sentado aqui no chão.



Foto:Suzani Rovaris

Nenhum comentário: