quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Polícia desmancha quadrilha de furto de gado na Serra Catarinense

Polícia desmancha quadrilha  de furto de gado na Serra Catarinense
Correia Pinto / Otacílio Costa, 31/01/2013, Correio Lageano, por Adecir Morais


As investigações começaram ano passado e, dentre os suspeitos está um vereador de Ponte Alta



A Polícia Civil prendeu na manhã de quarta-feira ((30), na Serra Catarinense, cinco pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha de furto de gado na região. Três prisões ocorreram em Correia Pinto, cerca de 25 quilômetros distante de Lages, e uma em Otacílio Costa, a 45 quilômetros de distância.



Em Correia Pinto, foram detidos preventivamente José Fernando Ribeiro, o “Vaqueiro”, Cléber Miranda de Souza, o “Toro”, e Érico da Silva Moraes. Rivelino de Souza Gomes foi detido em Otacílio Costa. Segundo a polícia, eles estariam praticando furto de gado em Correia Pinto, Ponte Alta, Otacílio Costa e Painel. Toro é vereador em Ponte Alta.



As prisões são fruto de uma investigação desencadeada ano passado, por meio do delegado Fabiano Henrique Schmitt, titular da delegacia de Correia Pinto. Num primeiro instante, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências de Gomes e Toro.



Gomes foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, enquanto Toro, juntamente com o seu pai, Afonso Floriani de Souza, foram detidos por crime de vender carne sem inspeção.



Os dois últimos possuem açougues em Correia e Ponte Alta, onde foram apreendidas 800 quilos de carne. Afonso ganhou liberdade dias depois de ser preso e responde o processo em liberdade.



Na sequência das investigações, foi apurado o envolvimento de “Mariano” e de “Vaqueiro” no prática de  furto de gado na região. Também foi levantado pelos policiais civis que, em uma das vezes, eles foram auxiliados por Moraes para o transporte de gado furtado.



Um quinto homem, apontado por fazer parte da quadrilha, também foi indiciado.  Claudino Charles Mariano, o “Mariano”,  já se encontrava preso no Presídio Regional de Lages em virtude de outros crimes praticados em Correia Pinto.



Durante as buscas na residência de Moraes, em Correia Pinto, foram encontradas armas de fogo e munições, dentre elas,  um revólver calibre .32, uma espingarda calibre .22, um cinturão de munições calibre 22. Ele foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.



Cabeças de gado foram recuperadas


Durante operação no ano passado,  a Vigilância Sanitária recolheu, nos açougues de Touro e Afonso, 800 quilos de carne imprópria para consumo humano. Os produtos estavam acondicionadas de forma correta, não tinham procedência comprovada, e não possuíam carimbo de inspeção, segundo a polícia.



Conforme o delegado interino de Correia Pinto, Raphael Barboza, como parte da operação foram recuperadas mais de 10 cabeças de gado, sendo sete em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Ele acredita ter desmantelado uma quadrilha de furto de gado na região.



Com exceção de Afonso Floriani de Souza, que está respondendo o processo em liberdade, todos os envolvidos estão detidos no Presídio Regional de Lages à disposição da Justiça.



Além do crime de furto de gado, eles vão responder por formação de quadrilha, crime contra relação de consumo e posse ilegal de arma de fogo. A operação envolveu a Polícia Civil de Correia Pinto, de Otacílio Costa, a Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Lages, e os agentes das Vigilâncias Sanitárias de Correia Pinto e Ponte Alta. Para o delegado Rafael Barbosa, o caso está solucionado.



Fotos:Polícia CivIL/Divulgação

Nenhum comentário: