Será na próxima terça (31), a formatura de 327 policiais civis que concluíram o curso de formação profissional na Academia da Polícia Civil (Acadepol). Os policiais foram remanejados para as cidades do Estado, para Lages virão 10.
Dentre os novos servidores estão delegados, agentes, escrivães e psicólogos policiais. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) prevê, ainda, para o mês de outubro a nomeação de uma nova turma formada por mais 94 policiais civis.
A distribuição dos novos policiais obedeceu a critérios essencialmente técnicos, explicou o delegado-geral de Santa Catarina, Aldo Pinheiro D’Ávila. Serão utilizados critérios como demanda de procedimentos, efetivo policial de cada região e o percentual de produtividade.
“Nossa política é primar pela técnica e transparência na distribuição das vagas e lotação dos policiais, para que os preceitos de legalidade, moralidade e impessoalidade, que regem a administração pública, possam continuar sendo cumpridos”, frisou o delegado geral da Polícia Civil.
Blumenau, Joinville e Palhoça são as três regionais que mais receberão policiais civis. A Delegacia Regional de Blumenau, no Vale do Itajaí, ganhará 26 policiais. Na seqüência vem Joinville que ficará com 25 policiais. Palhoça receberá 24 policiais, sendo três delegados de polícia.
O reforço no efetivo da Polícia Civil já estava previsto, pois Palhoça ganhará no mês de agosto uma delegacia de atendimento à mulher vítima de violência. Atualmente, a Polícia Civil atua com apenas 53% do efetivo desejado. São cerca de 3,2 mil policiais quando o ideal seria 5.997.
Com a inclusão de mais profissionais no quadro da Instituição, o Estado passará a contar com um efetivo de 62% do considerado ideal. Desde janeiro de 2011, a Polícia Civil já recebeu um reforço de 628 novos profissionais.
Foto: Arquivo CL
Nenhum comentário:
Postar um comentário