quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Agentes mirins irão auxiliar nas saídas das escolas de Lages

Agentes mirins irão auxiliar nas saídas das escolas de Lages
Lages, 19/09/2012, Corrreio Lageano, por Silviane Mannrich



Durante a Semana do Trânsito que acontece até o dia 25, os agentes realizarão blitze educativas



Adolescentes de 11 a 16 anos, de seis escolas de Lages, formaram-se nesta terça-feira (18), no Teatro Marajoara, como Agentes Mirins. No total serão 80 alunos que irão realizar blitze educativas e atuar nas saídas das escolas para controlar o fluxo de carros e de pedestres.



Eles estarão sempre acompanhados pelos agentes de trânsito ou por um policial militar. A partir de hoje eles irão realizar blitze em vários pontos da cidade.“Achei bem interessante. Nós recebemos o treinamento e aprendemos que é preciso dirigir com calma, atenção e respeitar as leis de trânsito”, afirma o agente mirin, Wagner Henrique, de 13 anos, aluno da escola Godolfin Nunes de Souza, do bairro Penha.



Amanda da Silva Pereira, 12 anos, também estudante da escola Godolfin, diz que muitas pessoas não respeitam as leis de trânsito. “A gente vai orientar as pessoas a dirigirem com cuidado para diminuir os acidentes no trânsito. As pessoas precisam saber que a educação é a lei mais importante”.



Os agentes foram capacitados durante uma semana e aprenderam sobre a legislação de trânsito, meio ambiente e educação no trânsito. “Essa é a segunda turma de agentes e a intenção é que todos os anos uma nova turma seja formada, para que em breve todas as escolas possuam agentes de trânsito”, ressalta a diretora de Trânsito do Diretran, Soraya Isolani.



O projeto dos agentes é desenvolvido pela Diretoria de Trânsito do Município de Lages (Diretran). O trabalho inicia ainda na manhã desta quarta-feira (19) com uma blitz na rua Coronel Córdova, entre a Praça João Costa e o Caldadão Túlio Fiúza de Carvalho, das 9h30min às 11 horas.



E à tarde, das 14 horas às 16 horas os agentes orientam o trânsito na faixa de segurança em frente à Catedral Diocesana. As blitze seguem até o final da Semana Nacional do Trânsito que acontece até o próximo dia 25. Depois desta data eles passam a controlar as saídas das escolas.“Os agentes irão auxiliar os seus colegas e o projeto irá continuar o ano todo. Durante esta semana também iremos realizar blitze educativas e distribuição de panfletos para que os motoritas não dirijam com excesso de velocidade e os pedestres respeitem a faixa de segurança. Estamos orientando para a educação no trânsito, autuar e multar somente em última instância”, ressalta o secretário de Segurança das Pessoas e do Patrimônio, Jacinto Bet.



Foto:Silviane Mannrich

Nenhum comentário: