Em vigor desde junho de 2009, lei municipal prevê tempo de espera que varia de 15 a 30 minutos
Passados mais de três anos da criação da lei municipal que regulamentou o tempo de espera nas filas dos bancos em Lages, pouca coisa mudou na prática e os clientes continuam esperando bastante para serem atendidos. O Procon, órgão de defesa dos consumidores, está de olho e garante que quase todas as agências bancárias da cidade já foram penalizadas por descumprir a lei.
Uma hora e meia esperando para ser atendida. Este foi o maior tempo que a auxiliar de serviços gerais, Daiane Pereira dos Santos, já ficou dentro do banco. “Toda vez que venho ao banco isso acontece. Nuca fui atendida tendo esperado só 15 minutos, sempre demora bem mais que isso”, relata.
O lubrificador José Plínio Ribeiro, já precisou esperar bem mais que 15 minutos para ser atendido. Ele, que utiliza os serviços bancários pelo menos duas vezes por semana, conta que há cerca de dois meses, chegou a ficar cinco horas dentro do banco, esperando a sua vez. “O atendimento em si foi rápido, o que demorou mesmo foi na fila, que estava bem grande”, lembra.
José Plínio reclama não apenas da falta de funcionários, mas também da precariedade da estrutura para o atendimento. “Os bancos cobram muitos encargos dos clientes, mas na hora do atendimento deixam muito a desejar. Uma solução bem simples para melhorar tudo, seria a contratação de mais pessoal, especialmente nos horários de pico”, analisa.
A lei 3559, de junho de 2009, determina que o tempo máximo de espera deve ser de até 15 minutos em dias normais e até 30 minutos em véspera e pós feriados, em datas de vencimentos de tributos e no pagamento de vencimentos dos servidores públicos. A norma é válida para todos os serviços oferecidos dentro das agências bancárias.
A coordenadora do Procon em Lages, Ineida Berwig Viera, reitera as reclamações dos consumidores e garante que a lei não está sendo cumprida em sua totalidade. Segundo ela, especialmente entre os dias 01 e 10 de cada, período em que é feito o pagamento de aposentados, pensionistas e servidores públicos, além de ser a data de vencimento da maioria dos tributos, o órgão recebe dezenas de ligações por dia com reclamações. Por mês, são em média 30 registros novos.
“Situações assim não poderiam acontecer. Mas infelizmente, por mais que a gente multe os estabelecimentos infratores, isso continua se repetindo”, afirma. Ela destaca que quase todas as agências bancárias da cidade já foram penalizadas pelo descumprimento.
A punição começa com uma advertência, pagamento de multa por reincidência (com valores a partir de R$ 1880,00 e pode chegar à suspensão do alvará de funcionamento até que o Procon receba, por escrito, dados comprobatórios de que o número de funcionários atendendo nos caixas tenha sido reajustado para sanar o problema.
Contratar mais funcionários é alternativa para problema
Para presidente do Sindicato dos Bancários em Lages, Renato Dambroz, uma das reivindicações da categoria é justamente pelo aumento no número de funcionários nas instituições. “Isso refletirá diretamente na redução das filas”, diz.
Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), informou que juntamente com seus bancos associados, realiza um trabalho constante para reduzir o tempo de espera para atendimento. Uma das medidas tomadas, foi a criação do Sistema de Autorregulação.
“O Sistema de Autorregulação da Febraban, resultado de um ano de conversas com os Procons de todo o País, não tem por foco casos isolados, mas aqueles que representam uma prática constante da instituição. Assim, no caso de indícios de descumprimento da norma, de forma sistemática, abre-se um processo disciplinar, no âmbito do Conselho de Autorregulação”, divulgou.
Ainda em nota, o órgão destacou que ainda este ano, “pretende passar a distribuir ‘Selos de Conformidade’ aos associados que aderiram ao Sistema de autorregulação e que, comprovadamente, mediante checagem a ser efetuada por auditores independentes, demonstrarem efetiva conformidade de práticas ao conteúdo de suas normas”.
Foto: Núbia Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário