sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Comunidade se une para festa de Nossa Senhora Aparecida

Comunidade se une para festa de Nossa Senhora Aparecida
Lages, 12/10/2012, Correio Lageano



No feriado nacional, a padroeira do Brasil é homenageada nas igrejas católicas de Lages



Em 12 de outubro, os cristãos católicos comemoram o dia de Nossa Senhora Aparecida. A devoção à padroeira oficial do Brasil remete ao século XVIII e o feriado nacional foi decretado em 1980. Em Lages, a Igreja do Navio e Gralha Azul realizam as festividades durante o dia. A comunidade do bairro Vila Nova, Frei Rogério e Gralha Azul se envolvem nos preparativos.




Desde quando a Igreja do Navio foi fundada, há 41 anos, as comemorações de Nossa Senhora Aparecida acontecem. O Frei Gentil contou que acontece a novena em homenagem à santa nos dias que antecedem a data oficial. Um grupo fica responsável em animar cada um dos nove dias. Dom Onéris irá celebrar a missa seguida da procissão pelas principais ruas da cidade.




Uma tenda foi montada por conta do tempo. Assim, a população poderá participar do churrasco e jogos que irão acontecer ao longo do dia. Bolos, doces e apresentações artísticas de grupos da Coxilha Rica fazem parte da festa. Frei Gentil acredita que de três a quatro mil pessoas passem pelo local.




A igreja teve início através da iniciativa de moradores das redondezas de angariar fundos para a construção de uma capela. O formato foi de um navio e foi dedicada a Nossa Senhora. A imagem foi colocada em um barquinho de madeira. Na Paróquia do Navio existem 31 capelas no interior e na cidade, também o Centro Social Santo Antonio onde regularmente é celebrada a Santa Missa.




• Programação Igreja do Navio


8h30 - Missa solene (campal)
10h - Procissão e benção dos carros
12h - Churrasco e festejos populares
15h Missa e benção das crianças, idosos e doentes
19h - Reza do terço




Bairro Gralha Azul também faz festa para padroeira

Este ano, a festa de Nossa Senhora Aparecida acontecerá pela primeira vez na Igreja do bairro Gralha Azul. A comunidade escolheu a santa como padroeira há 15 anos, mas não tinha o próprio lugar para demonstrar a fé. No sábado dia 28 de julho, a Festa das Tendas comemorou a inauguração da construção. As obras foram feitas por meio de mutirão, iniciado em 7 de janeiro de 2012.



O Padre  Roberto Pereira afirmou que a expectativa é que muitas pessoas compareçam, mesmo com o tempo de chuva. A programação acontece a partir das 10 horas com missa.


Para a construção da igreja, pessoas da comunidade da Paróquia Sagrada Família e de outros grupos cederam a mão-de-obra.



Mais de 70% dos recursos vieram da doação de roupas usadas. Os fiéis se reuniram por um tempo no centro comunitário, que existia no terreno onde foi construída a igreja. Em janeiro o centro foi demolido. No período de sete meses as reuniões aconteceram nas casas das famílias. A Festa das Tendas veio para comemorar a inauguração da igreja e para confraternizar as seis comunidades que compõem a Paróquia Sagrada Família.




• Programação Igreja


Gralha Azul
10h - Missa
A partir das 12 horas - Churrasco, música e bingo




Foto:Francielli Campiolo

Nenhum comentário: