Lages, 28/01/2013, Correio Lageano, por Susana Küster
Pela primeira vez, em Lages, uma avenida terá fiação subterrânea. Além
disso, a Duque de Caxias, receberá ciclovia no canteiro central, duas
pistas de rolamento de cada lado e mais área recuada para estacionamento
nas duas pistas. A avenida tem 1.800 metros de extensão e atravessa os
bairros Frei Rogério e Sagrado Coração de Jesus. A obra custará mais de
R$ 5 milhões, com recursos financiados pelo Badesc.
A revitalização da Duque começou na administração anteior. O secretário
de Obras, Joel Neto Momm, diz a prefeitura havia se comprometido com os
moradores e comerciantes do local que os muros derrubados para a obra
seriam refeitos.
Porém, ele salienta que isso foi revisto, pois o valor para os muros era
estimado em R$ 250 mil, sendo que os proprietários invadiram área
pública quando fizeram. “Não é justo indenizar eles, quando o valor pode
ser usado para fazer a fiação subterrânea, que é um benefício para toda
a cidade. Todos já estão sabendo da mudança e estão tranquilos”,
explica.
Os postes, que hoje estão no meio da pista, serão retirados. Segundo
Momm, para fazer a fiação subterrânea, o custo seria de R$ 5 milhões, o
que inviabilizaria a obra.
Por isso, juntamente com a Celesc, a secretaria optou em outra
alternativa. “A rede de alta tensão será jogada para as ruas paralelas
da Duque, e a baixa tensão será subterrânea”, diz.
Em cada esquina serão colocados nos postes, transformadores que
alimentarão a rede subterrânea. Mas, a tubulação para a alta tensão já
será colocada, para futuramente os transtornos serem menores.
Outra mudança feita pelo secretário é em relação à terceira pista. Hoje,
a avenida tem uma pista de rolamento e uma para estacionamento de cada
lado. “Vamos colocar duas pistas e uma será estacionamento com paver,
porque a tubulação de esgoto terá que ser refeita e, este tipo de
pavimento pode ser retirado sem danos, diferente do asfalto”, comenta.
Sobre a ciclovia, o secretário afirma que é possível a implantação de
guard rails, para deixar o passeio dos ciclistas mais seguro. “A maioria
dos retornos também serão retirados para a avenida ficar mais segura”,
frisa.
O secretário não descarta a possibilidade de mais lombadas eletrônicas
na avenida, “a física detona com a suspensão dos veículos”, completa.
As calçadas, a princípio, serão de paver, pois possuem uma maior
absorção da água. “Não terá muito espaço para a arborização, devido à
ciclovia, o que pode ser feito é plantar árvores nas calçadas”,
finaliza.
Principais mudanças
• Fiação da rede de baixa tensão será subterrânea
• A rede de alta tensão será colocada nas ruas laterais
• Postes terão transformadores nas esquinas das ruas laterais, e receberão a alta tensão
• Duas pistas de rolamento de cada lado da avenida
• Uma pista de estacionamento com pavimento paver
•Ciclovia no canteiro central, com possível implantação de guard rails
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