quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fumaça anuncia nova atração em Lages



Fumaça anuncia nova atração em Lages
Lages, 19/04/2013, Correio Lageano, por Susana Küster



Locomotiva comprada em 1920 foi reformada e está funcionando nos 787 metros de ferrovia que ficam dentro do 10º BEC.



A fumaça que sai de um motor pressurizado e o barulho dos trilhos da ferrovia, de quase um quilômetro que foi implantada dentro do 10º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), anunciam uma nova atração turística em Lages. Com cerca de três toneladas, a locomotiva desfila na ferrovia que foi denominada “Memórias do 1º Ferroviário”.



A ferrovia foi nomeada assim porque a locomotiva foi utilizada pela 1ª Companhia Ferroviária, no  Rio de Janeiro, extinta em 1932. Depois desta data, foi para o 1º Batalhão Ferroviário, no Rio Grande do Sul, onde ficou até 1948.



Em 1956, ela foi desativada e tombada como monumento ferroviário, no município de Bento Gonçalves/RS. Devido à transferência do 1º Batalhão Ferroviário para Lages, em 1971, ela foi exposta como monumento ferroviário, nas dependências do 10º BEC.



Carinhosamente, ela foi apelidada de Jaguarizinho, porque participou, entre os anos de 1932 a 1937, da construção da Estrada de Ferro (EF), Jaguari – Santiago do Boqueirão, que fica em São Borja, no Rio Grande do Sul.



Após 57 anos desativada, iniciou-se no ano de 2009, um processo de restauração feito pela empresa Tremtur de Rio do Sul/SC. A recuperação foi em parceria entre o exército brasileiro e a associação Tremtur, de Rio do Sul, que visa ao resgate da história e do romantismo da época em que as viagens de trem ainda eram comuns pelo Alto Vale do Itajaí.



Para andar no vagão que será ligado à locomotiva, as pessoas interessadas poderão ir até o 10º BEC, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Não é necessário pagar nenhum valor, mas é preciso reunir um grupo de pelo menos 10 pessoas para agendar o passeio, pois demora uma hora e meia para ela funcionar.



A demora ocorre devido ao motor que funciona a vapor pressurizado. Por enquanto, a Jaguarizinho está em testes práticos. No dia 24 de abril, às 10 horas, toda comunidade está convidada a ver a fumaça, o barulho dos trilhos e o sino que fica dentro dela tocar.



Além de ver, todos poderão andar no vagão e viver no quase um quilômetro de ferrovia, a sensação de que está em 1911, no ano em que foi fabricada pela empresa Kerr Stuart and Co Ltda, da cidade Stoke-on-Trent, no condado de Staffordshire, na Inglaterra.



 A Jaguarizinho, foi fabricada pela Kerr Stuart and Co Ltda, que fica no condado de Staffordshire, na Inglaterra. Essa informação foi descoberta, porque americanos viram ela no batalhão e ficaram admirados em saber, que ainda existe uma locomotiva desta época funcionando.



Fotos: Susana Küster

Nenhum comentário: