terça-feira, 16 de abril de 2013

Lago da João Borges começa a se formar



Lago da João Borges começa a se formar
Serra Catarinense, 17/04/2013, Correio Lageano



Na Terça-feria (16)0 as comportas foram fechadas para o enchimento do reservatório. O processo deverá levar de três a 12 dias




A Eletrosul iniciou, ontem, o enchimento do reservatório da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) João Borges, em construção entre os municípios de Lages, São José do Cerrito e Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense.



O procedimento iniciou às 9 horas com o fechamento de uma das três comportas das adufas de desvio do rio. Segundo informações do Departamento de Engenharia de Geração da Eletrosul, o lago – que abrangerá uma área de aproximadamente 4 km² – deverá estar formado em um prazo de três a 12 dias, dependendo do comportamento hidrológico do rio Caveiras.



 Paralelamente, a Eletrosul desenvolve um trabalho de orientação aos moradores próximos à área de formação do lago para que evitem acessar o rio Caveiras durante o enchimento do reservatório, por questões de segurança. “Foram implementadas todas as medidas mitigadoras previstas nos 14 programas ambientais do empreendimento”, informou a assessoria da Eletrosul.



Ainda segundo a assessoria, equipes da Eletrosul e de empresas contratadas estão distribuídas ao longo do rio Caveiras para o salvamento de animais que, eventualmente, vierem a perder seus abrigos naturais. Esses profissionais vão ficar de plantão para acompanhar todas as mudanças que estarão ocorrendo na região do lago.



Sobre a PCH



A PCH João Borges é uma usina a fio d’água, ou seja, a geração de energia se dará a partir do aproveitamento da própria vazão do rio, com um reservatório reduzido.
Com potência instalada de 19 megawatts (MW), a energia gerada será suficiente para abastecer, por exemplo, uma população aproximada de 150 mil habitantes.
A barragem tem 22 metros de altura e 260 metros de comprimento. Foram usadas aproximadamente 52,5 mil toneladas de concreto na sua construção.


  • Com potência intalada de 19 MW, vai gerar energia suficiente para abastece uma população de 150 mil habitantes


Foto:Divulgação

Nenhum comentário: