terça-feira, 16 de abril de 2013

Primeira feira de leite de Santa Cataria é em Lages



Primeira feira de leite de Santa Cataria é em LagesClique para ampliar
Lages, 17 /04/2013, Correio Lageano



Os julgamentos se iniciam apenas no fim de semana, mas hoje começam a chegar os animais no Parque de Exposições.



Nesta quarta(17) e quinta-feira (18) chegam os últimos animais que participarão da 17ª Mercoleite. Os julgamentos das raças Jersey e Holandesa começam na sexta-feira e no sábado no parque Conta Dinheiro.



Essa é a primeira feira de leite no estado em 2013. De acordo com a organização, neste ano, estarão disponíveis R$ 100 mil em financiamento para negócios destinados para os pequenos produtores. Os grandes criadores que participam com exposição de animais ou fazem a compra de vencedores não usam desse financiamento. Segundo informações da Associação Catarinense de Criadores de  Bovinos e Aproleite, há vacas premiadas que chegam a custar R$ 40 mil.




Os animais expostos na feira são vacas, novilhas e terneiras das raças Jersey, Holandesa e Gir Leiteiro e ainda bubalinos e cavalos crioulos. Todos puros de origem de criadores de Santa Catarina. A feira também recebe criadores de Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia. Nesses estados os criadores querem aumentar o plantel, por isso percorrem as feiras no Brasil.




Amanhã, os criadores se dedicam a preparar os animais para os julgamentos da sexta-feira e sábado, quando serão examinados por especialistas em genética das raças leiteiras. Nesta oportunidade acontecem a tosquia e embelezamento para serem julgados. No domingo ocorre, a partir das 10 horas, o desfile dos campeões e o banho de leite.



A presidente da ACCB,  Rosinete Eftting,  antecipa que na Mercoleite deverão começar a se sobressair animais que posteriormente devem marcar pontos para os melhores deste ano.


Raça x produção



  • Jersey produz 40kg (medida usada) de leite dia, mas se adapta bem ao terreno íngreme como da Serra. O número de vacas Jersey está aumentando consideravelmente no Reino Unido. Muito possivelmente essa maior procura também ocorrerá aqui no Brasil em um futuro bastante próximo.

  • Holandesa produz 60kg litro dia, mas não gosta muito de caminhar.  Esta capacidade de grande produção de leite e de seus componentes faz com que a raça Holandesa seja reconhecida hoje por sua alta lucratividade, particularmente em períodos de justa remuneração pelo litro de leite.

  • No país é encontrada no estado de Goiás, hoje o segundo maior produtor de leite nacional, ou ainda no sudoeste paranaense, regiões até pouco tempo atrás consideradas inóspitas para uma raça europeia especializada.

  • Em outros países pode-se mencionar a predominância de rebanhos Holandeses, hoje, nos EUA e em outros países de pecuária leiteira mais intensiva. A raça Holandesa constituía 60% do rebanho leiteiro norte-americano em 1940.

  • Mais de 90% da população de vacas leiteiras nos Estados Unidos é de gado Holandês.



Programação

  • Abertura depende da presença do governador do estado Raimundo Colombo. Deve ser na quinta-feira ou sexta-feira.

  • Sexta-feira e sábado: julgamento das raças Jersey e Holandesa

  • Domingo: 10h desfile dos campeões e banho de leite



Foto: Divulgação

Nenhum comentário: