Lages, 17/04/2013,Correio Lageano
Proprietários não se manifestaram a respeito
Dois prédios importantes na história de Lages podem ser adquiridos pelo município muito em breve. O Teatro Municipal Marajoara e o Cine Marrocos, ambos localizados no Centro da cidade. A Arco-Íris Cinemas, proprietária dos dois imóveis, confirmou que foi procurada para negociações.
As duas construções são imponentes, antigas e chamam a atenção de quem passa pelo Centro da cidade. O Teatro Marajoara foi inaugurado em 1947 e o Cine Marrocos, 20 anos mais tarde. O primeiro é, desde o início da década de 1990, locado pela prefeitura para abrigar o teatro municipal.
“Foi dado sinal verde pela prefeitura para que busquemos recursos para estas aquisições”, afirma o diretor de Políticas Culturais da Fundação Cultural de Lages, Gilson Máximo de Oliveira. Segundo ele, neste momento a Fundação está em busca de recursos para fazer a compra. “Estamos analisando por qual meio podemos conseguir recursos”, diz.
Por telefone, o contador da Arco-Íris Cinemas, Mário Gesing, informou que a prefeitura contatou os proprietários dos imóveis, mas afirmou que por enquanto a empresa não vai se manifestar a respeito.
Com a aquisição, o município deixaria de gastar mensalmente com o aluguel pago pelo Marajoara. O valor, atualmente, não foi informado pela assessoria de imprensa da fundação. Entretanto, até o vencimento do penúltimo contrato, que encerrou em 31 de dezembro de 2010, a prefeitura pagava R$ 10.410,00 mensais pelo aluguel do espaço que é locado há cerca de 20 anos. O município era responsável pela manutenção do teatro e pela folha de seis funcionários.
Símbolo arquitetônico e cultural
Inaugurado em novembro de 1947, o Marajoara foi idealizado por Mário Augusto Santos e, na época, era um símbolo de modernidade arquitetônica e cultural, tornando-se uma obra de importância histórica .
Em estilo art-decó, com linhas simples e detalhes rebuscados, a arquitetura foi inspirada na arte indígena das tribos da Ilha de Marajó. Na época da inauguração, funcionava como um cinema com capacidade para 520 pessoas.
Atualmente, além de espetáculos teatrais, o Marajoara recebe palestras, shows, encontros e reuniões. Dentre os eventos mais importantes que recebe, está o Festival de Teatro de Lages (Fetel), um dos mais importantes do gênero no Brasil, que reúne companhias teatrais de todo país e atraiu em 2012, 7 mil espectadores.
O maior cinema de rua do Brasil
O prédio do Cine Marrocos foi construído em 1967. O cinema teve seu auge nas décadas seguintes, quando exibia sessões aos domingos para mais de 500 pessoas.
O prédio foi construído pelo renomado arquiteto Rubens Maister, o mesmo que projetou o Teatro Guaíra de Curitiba.
O prédio foi construído pelo renomado arquiteto Rubens Maister, o mesmo que projetou o Teatro Guaíra de Curitiba.
Em janeiro de 2009, já sem prestígio e passando por uma fase não muito boa, o cinema que entrou para a história do município ao ficar lotado em diversas sessões durante a estreia do filme Titanic, em 1998, fechou suas portas. Em agosto de 2011, o maior cinema de rua do país, reabriu suas portas. Na época, ele foi considerado o maior cinema 3D do Brasil, pois tem capacidade para 1.012 espectadores.
Foto: Núbia Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário