Lages, 17/04/2013, Correio Lageano
Com aparelho quebrado, o tempo de espera da fila é de 20 dias, segundo Secretaria da Saúde.
O tempo de espera para realizar o exame de raio-X pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Lages ainda é um problema. A Secretaria Municipal de Saúde informa que o tempo médio para fazer o exame é de 15 a 20 dias. Com aparelho quebrado no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres aumenta a demora.
O problema é antigo. A empregada doméstica Maria Trindade de Souza, de 59 anos, teve que esperar cinco meses para realizar o raio-X. Ela entrou para a fila de espera em outubro do ano passado e só conseguiu realizar o exame em fevereiro deste ano.
Agora, ela aguarda para consultar com o médico e apresentar o resultado. “É ruim para a gente que precisa, tem que trabalhar com dor e esperar mais tempo para falar com o médico”, reclama.
O diretor administrativo da Secretaria de Saúde, Maurício Batalha, informa que no momento leva em média de 15 a 20 dias para ser realizado um exame de raio-X.
No entanto, as reclamações que chegam ao Correio Lageano afirmam que o tempo de espera varia de um a dois meses. A justificativa para isso é o fato do aparelho de radiologia destinado aos pacientes do SUS no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres estar quebrado há 30 dias.
Segundo Batalha, a equipe está trabalhando para acabar com a fila, ampliando os exames realizados em toda a rede. “Nós estamos mudando isso, colocamos mais 250 exames para serem feitos no Hospital Infantil”, declara.
A chefe do setor de enfermagem do HNSP, Susana Zen, informa que o hospital conta com dois aparelhos de radiologia. Um deles é destinado aos pacientes internados e à emergência.
O segundo aparelho, que é cedido para exames de raio-X eletivos externos, está quebrado. “Nós estamos só com um aparelho, como a gente tem emergência de portas abertas não podemos sobrecarregar esse equipamento e por isso suspendeu os exames externos”, explica. O equipamento deve retornar do conserto e voltar a operar na próxima semana.
Pacientes faltam aos exames e não buscam os resultados
Cerca de 40% dos pacientes que marcam o exames de raio-X através do SUS não comparecem no dia do exame, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda, 20% dos que realizam o exame não comparecem para buscar o resultado. Para a secretária Cristina Subtil, esses pacientes “tiram o lugar de outro” na fila.
Ainda, 20% dos que realizam o exame não comparecem para buscar o resultado. Para a secretária Cristina Subtil, esses pacientes “tiram o lugar de outro” na fila.
O maior tempo de espera é para fazer exames de mamografia
O exame de mamografia é aquele com maior fila de espera. De acordo com Cristina subtil, a Secretaria de Saúde conta com apenas um aparelho para atender as pacientes. Por isso, na fila são priorizados os exames para pacientes em estado crítico.
Apesar da legislação assegurar o direito de fazer o exame preventivo do câncer de mama pela rede pública, o tempo de espera é de seis meses.
Apesar da legislação assegurar o direito de fazer o exame preventivo do câncer de mama pela rede pública, o tempo de espera é de seis meses.
Capacidade é de 2,6 mil exames por mês
Se todos os equipamentos de raio-X destinados ao SUS estivessem funcionando, seriam realizados por mês em torno de 2,6 mil exames. Mas segundo a Secretária de Saúde de Lages, Cristina Subtil, o número ideal para atender toda a demanda seria de 3 mil exames mensais.
Hoje, Lages conta com aparelhos no Hospital Tereza Ramos, Hospital Infantil Seara do Bem e Hospital Nossa Senhora do Prazeres. Na tarde de terça-feira (16), o prefeito Elizeu Mattos assinou a ordem de serviço para instalação de aparelho de mamografia e raio-X no Pronto Socorro Tito Bianchini.
A previsão é que os equipamentos entrem em funcionamento dentro de 90 dias.
Serão realizadas obras de adequação das salas para instalação dos aparelhos e aquisição de equipamento de digitalização de imagens. O investimento é de R$ 130 mil para adequação do espaço e R$ 124 mil e 800 para aquisição dos mamógrafos.
Capacidade de realização de exames por mês
- Hospital Tereza Ramos 1800
- Hospital Infantil Seara do Bem 750
- Hospital Nossa Senhora dos Prazeres 60
Foto: Joana Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário