Lages, 22/04/2013, Correio Lageano, por Afonso Rodrigues
Evento reuniu mais de 500 animais no Conta Dinheiro e abriu as grandes feiras estaduais do setor.
A 17ª Mercoleite se encerrou na tarde de ontem e a atração do evento foi Ilma 453, da Cabanha Alvorada, de Lages, a vaca que conquistou o primeiro lugar geral entre todos os concursos realizados.
A Mercoleite, feira, julgamento e exposição de raças leiteiras 2013, reuniu 500 animais, entre espécies leiteiras, cavalos crioulos, éguas de crias e exposição morfológica, no parque Conta Dinheiro. Essa é a primeira das grandes feiras do gênero no estado.
Ilma 453 deixou para traz 350 animais leiteiros. De acordo com José Adriano da Silva, responsável pelo animal, chegar a um nível como o da vaca campeã demanda muito cuidado na criação, além de uma escolha genética de qualidade. “O segredo começa na criação, com um cuidado especial. Uma vaca bem criada precisa também ter um pai e mãe de alta qualidade genética”, afirmou Adriano.
Características
Ilma 453 tem mais de três anos e foi a vencedora por ter uma robusta característica física, aliado um bom desempenho leiteiro, produzindo 16,5 quilos de leite, o equivalente a pouco mais de 16 litros do produto, em 24 horas.
“Chegamos a tirar numa média 25 litros de leite por vaca. Temos no total 100 cabeças e as mais jovens chegam a produzir mais leite ainda. No total chegamos a 600 litros por dia, de média”, comenta.
Prova disso é o animal vencedor na categoria até 36 meses. Lada 521 Ressurection, da mesma propriedade, a Alvorada, esgotou 35,9 kg de leite, o equivalente a 34,8 litros
Mercoshopping registra poucos compradores
Na programação da Mercoleite, além da comercialização de raças, do concurso leiteiro, da 5ª Exposição Morfológica do Cavalo Crioulo e do 6º Leilão de Crioulos da Serra, também foi realizado o 10º Mercoshopping. Entre 20 e 30 expositores ocuparam o pavilhão Tito Bianchini para mostrar um pouco do artesanato lageano e tradicionalista em panos de pratos, crochês e tricôs, além produtos coloniais e de alimentação, como geleias, doces e compotas.
Luana Moura é da localidade de Macacos, no interior de Lages, e pela primeira vez participa da Mercoleite. Para ela, a boa oportunidade de vendas foi perdida pela baixa movimentação. “É a primeira vez que venho trabalhar, mas as vendas estão bem ruins. Foram tiradas as atrações aqui do espaço. Lembro que tinha jogo de dominó e carteado. Isso era um atrativo, mas agora o pessoal passa pouco por aqui. Está vazio”, disse.
A mesma opinião é embasada por Graça Borges, dona de casa que participa desde a primeira edição da exposição há 10 anos. Membro de uma associação de artesãs da cidade, ela lembra como o espaço era mais movimentado em anos anteriores. “Está bem fraco esse ano. Aqui tinha torneio de dominó, canastra, música. Era um público bem maior”, comentou a dona de casa.
Menos leite e maior vida útil
A Mercoleite é realizada pela Associação Catarinense de Criadores de Bovinos e pela Associação de Produtores de Leite (Aproleite). São escolhidas as melhores vacas dentro de critérios como beleza e alimentação do animal. Ao total são avaliados 36 aspectos, como morfologia e postura.
De acordo com o presidente da Aproleite e criador de animais da raça Jersey, Décio Ribeiro, algumas espécies da raça Jersey chegam a dar 60 litros por dia. Já as Holandesas produzem até mais, cerca de 100 litros por dia. “Nos EUA, uma vaca dá apenas uma lactação e meia e depois já cai a úbere. Aqui, as vacas produzem menos leite, mas duram mais tempo. Essa é uma das três mais importantes feiras leiteiras de Santa Catarina e todos estão de parabéns”, afirmou Décio, comentando que a feira lageana mostra a excelência das raças leiteiras em Santa Catarina.
De acordo com o coordenador da Mercoleite, Humberto Silveira de Souza, o balanço final do que foi comercializado durante o evento encerrado ontem só será conhecido nos próximos dias.
“O Governo Estadual liberou R$ 100 mil em financiamento a juro zero. Depois da feira, os produtores começam a procurar a Epagri e outros órgãos para poder viabilizar esse investimento. Acreditamos que ocorram várias vendas”, disse. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas tenham circulado pela feira nos quatro dias do evento.
Fotos:Afosno Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário