segunda-feira, 6 de maio de 2013

Muro da Escola Ondina ameaça cair e será refeito esta semana


Muro da Escola Ondina ameaça cair e será refeito esta semana
Lages, 07/05/2013, Correio Lageano


Raiz de uma árvore na Emeb Ondina Neves Bleyer está pressionando o muro, que oferece perigo.



O muro da frente da Emeb Ondina Neves Bleyer, no bairro Sagrado Coração de Jesus, está prestes a cair e foi isolado na manhã desta segunda-feira (06). A raiz de uma árvore está pressionando o muro, que entortou.



Pais de alunos temem pela segurança dos filhos. A Secretaria Municipal de Educação assegura que o problema será resolvido ainda essa semana.



Antônio Vitorino dos Santos tem uma neta estudando na escola. Ele explica que a raiz da árvore que fica dentro do pátio da escola está crescendo e forçando o muro, que entortou e pode cair a qualquer momento.



O problema consiste no fato que a árvore da espécie ligustrum, que cresce rapidamente, está plantada perto do muro. A direção da escola realizou o isolamento e sinalização da área na manhã desta segunda-feira, mas não quis falar sobre o assunto.



O diretor de administração e finanças da Secretaria de Educação, Rufius Antonius Rodrigues Schmitt, informa que o problema deve ser revolvido até o final da semana, com o corte da árvore e a reconstrução do muro. “Tenho o laudo para corte daquela árvore em frente da escola, a raiz forçou o muro, que ficou torto e está condenado”, informa.



O muro será derrubado. Uma empresa terceirizada deve ser contratada para fazer a sua reconstrução. “Tivemos na escola na semana passada, a diretora pediu para fazer a verificação, eu levei o nosso técnico de edificação, que traçou qual é a ação que nós temos que tomar”, explicou.




Espécie não deve ser plantada em área urbana

O secretário de Meio Ambiente, Hampel Vieira, ressalta que a espécie ligustrum não é apropriada para ser plantada em áreas urbanas, pois cresce rapidamente e danifica muros e calçadas. Ela é uma espécie exótica, portanto não é protegida pelas leis ambientais. “Ela vai ser retirada inteira e a secretaria sede outras mudas apropriadas para plantio no local”, acrescenta.



Ele confirma que em fevereiro foi realizada a poda no local, mas na época não havia eminência de o muro cair. Portanto a Secretaria optou por atender casos mais emergenciais. “A gente está dando resposta de imediato onde é mais urgente”, completa.




Foto:Joana Costa

Nenhum comentário: