segunda-feira, 6 de maio de 2013

Semasa quebra calçadas e incomoda moradores com obra, e o "planejamento"?


Semasa quebra calçadas e incomoda moradores com obra
Lages, 07/05/2013, Correio Lageano


Passeios foram feitos em 2012, e a obra serve para implantação da rede de água no Santa Helena


Moradores da rua Mateus Junqueira, no bairro Santa Helena, tiveram as calçadas quebradas para que a Secretaria de Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) pudesse fazer obras no local. A expectativa é que os transtornos continuem por cerca de um mês, mas o secretário promete que as calçadas danificadas serão reconstruídas.



Mara Polleza é cabeleireira e mora há 28 anos na rua Mateus Junqueira. Ela conta que no final do ano passado foi informada pela prefeitura que deveria fazer as calçadas em frente de sua casa, sob pena de pagar multa de um salário mínimo, caso não cumprisse a determinação.




Como a manutenção do passeio público é de responsabilidade dos moradores, ela cumpriu a ordem. No entanto, agora ela reclama que a Semasa está quebrando as calçadas construídas há acerca de quatro meses. “Ele estão fazendo buracos e quebrando as calçadas”, informa.



Mara acredita que os moradores deveriam ter sido comunicados de que a obra para implantação de tubulações de água iria passar na rua e causaria tais transtornos. “Pediram para arrumar no final do ano passado e agora estão quebrando de novo”, afirma.



O aposentado Ivo de Abreu tem a mesma preocupação. No entanto, ele lembra que as obras são necessárias para resolver a falta de abastecimento de água na região.



Secretaria garante que fará reconstrução

O secretário da Semasa, Benjamin Schultz, tranquiliza os moradores, dizendo que o passeio público está sendo quebrado mas será reconstruído. A obra é para a instalação das tubulações subterrâneas de água, que prometem acabar com problemas de falta de abastecimento no bairro.



“As calçadas vão ser feitas novamente”, assegura Schultz. Ele explica que havia duas opções, quebrar os passeios públicos ou o asfalto. Optou-se por fazer a obra pelas calçadas para diminuir os transtornos durante a execução dos trabalhos, tendo em vista que a Mateus Junqueira é uma via bastante movimentada.



Ele pede a compreensão dos moradores pelos contratempos, assegurando que eles serão passageiros. A expectativa é que tudo volte ao normal dentro de 30 dias. “Não tem como a gente botar uma tubulação daquela sem causar danos”, acrescenta, reforçando  que serão refeitas as calçadas nos locais onde elas existiam anteriormente.



Foto:Joana Costa

Nenhum comentário: