segunda-feira, 8 de julho de 2013

Nebulosidade e manutenção da aeronave impedem voos a Lages

Nebulosidade e manutenção da aeronave impedem voos a Lages
Lages, 09/07/2013, Correio Lageano



Estes dois problemas são o motivo para oito dias sem viagens aéreas passando por Lages



Os voos para Lages estão cancelados desde o dia 1º de julho. Após um mês do início das linhas regulares em Lages, a aeronave está em manutenção e não há previsão para voltar a operar. Além disso, as condições meteorológicas não são favoráveis.



O painel eletrônico das escalas do Aeroporto Hercílio Luz mostra os voos cancelados para Lages. Segundo a Infraero, o voo desta segunda-feira, marcado para decolar as 10h14min estava cancelado. O órgão não informou o motivo.



A empresa responsável pela operação dos voos até Lages, a Brava Linhas Aéreas, informou que a aeronave responsável está sob manutenção. A Brava não disse qual seria o problema, mas reiterou que são serviços corriqueiros. Não há uma previsão para voltar a voar.



Agravante



Mesmo que o avião estivesse operando, o tempo seria um agravante e pode ser o principal motivo para novos cancelamentos. Conforme a companhia aérea, a nebulosidade prejudica os pousos e decolagens. A companhia completa que em função das condições meteorológicas a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) solicita o cancelamento dos voos.



A previsão de saída de Curitiba (PR) dos voos era às 5h42min, neste horário, como diz a Brava, há predominância de nuvens. Na linha Florianópolis/Lages a névoa também impede as manobras, principalmente a decolagem na Serra Catarinense, sendo que a visão fica totalmente bloqueada.



A Brava antecipa que faz estudos internos para driblar o problema. “Estes estudos não demoram para serem concluídos. Além disso precisa de autorização do Governo Federal para serem aplicados”, explica a assessoria de imprensa da Brava.



Período de névoa deve permanecer até novembro


Lages, Otacílio Costa, Correia Pinto e Curitibanos formam um vale na região da Serra Catarinense que canaliza a umidade formando nebulosidade.



Até meados de novembro a previsão é de nevoeiros todos os dias nesta região, conforme o engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho.



No inverno é normal períodos de nebulosidade e o chamado teto baixo (nuvem em solo). Esses fenômenos estão associados à queda de temperatura e a chegada de uma massa de ar frio.


Os passageiros que compram passagens aéreas, conforme explica a assessoria da companhia, são reembolsados. A empresa adianta que o número é pequeno, mas não confirmou quantos voam  entre Lages e Florianópolis.


Foto: Divulgação

Nenhum comentário: