quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Urupema Decreta Situação de Emergência por causa da Estiagem

urupema (1)Por Marília Oliveira 

A Comissão de Proteção e Defesa Civil de Urupema se reunião na manhã de segunda-feira, dia 10, no Gabinete do Prefeito, para deliberar sobre o longo período de estiagem e as altas temperaturas que assolam o município nos últimos dias.
Segundo os relatos o prejuízo maior será dos produtores rurais que estão com parte da safra comprometida. Segundo a Engenheira Agrônoma Márcia Pinto de Arruda “na cultura da maçã, por exemplo, parte dos frutos não cresceu, estão com a coloração amarelada, além de muita fruta queimada”, ressaltou. Na cultura da batata os tubérculos não estão desenvolvendo e muitas plantas estão encerrando seu ciclo precocemente.
urupema (2) 
Segundo dados levantados pela Secretaria Municipal de Agricultura a previsão de perda na safra da maçã é de 30%, na cultura da batata 40% e moranga 60%. Na pecuária de corte devido a falta de pastagens os animais estão sem alimento e não conseguem ganhar peso, atrasando o processo de engorda, como também as matrizes leiteiras não conseguem desenvolver todos o seu potencial reduzindo drasticamente sua produção. Os danos foram sentidos também na produção de milho, feijão.
No que diz respeito ao abastecimento de água se não chover nos próximos dias será feito uma campanha de conscientização para que os moradores economizem, a fim de evitar o racionamento. Em alguns pontos do município que não tem abastecimento pela Casan a administração Municipal teve que adotar medidas para fornecer água para uso básico para aproximadamente, 15 famílias. Foi alertada também a redução de água nas nascentes do interior.
Após os relatos, e constatação de que a situação é preocupante no município, a Administração Municipal Decretou Situação de Emergência.

Nenhum comentário: