domingo, 2 de março de 2014

Relatório aponta falhas nas obras das marginais da BR-282

Relatório aponta falhas nas obras das marginais da BR-282Lages, 03/03/2014, Correio Lageano, por Adecir Morais





As obras das marginais da BR-282, que já consumiram recursos milionários do Governo Federal, apresentam problemas antes mesmo de ser inaugurada. É o que diz um relatório da Associação dos Sindicatos Filiados à Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc) da Serra, em parceria com o Fórum das Entidades Empresárias de Lages. 




Com quase 100 páginas, o relatório aponta “falhas nas execuções dos projetos, materiais de baixa qualidade, obras iniciadas e não concluídas, invasão das vias marginais em residências, falta de sinalização adequada, falta de iluminação nos trevos, má conservação no plantio de gramas e defeitos em pontos do pavimento”, por exemplo.




Dentre as anomalias, uma das mais graves é o estreitamento do viaduto sobre a Avenida Duque de Caxias. Em direção à BR-116, o elevado construído no local começa em pista dupla e, quando começa a descer, fica em pista única. Pela conclusão do relatório, esta mudança tirará a visão dos motoristas e deixará o local perigoso.




A sinalização é outro ponto negativo mencionado no relatório. A placa sentido BR-116-Florianópolis, indica aos motoristas para entrarem à direita para Bom Retiro, sendo que o correto é seguir em frente. No sentido contrário, outra placa orienta a entrar à direita para a BR-116 e São José do Cerrito, sendo que o correto é seguir em frente.




Estudo diz que Dnit é “inerte” à fiscalização



Pela conclusão do relatório, falta ação do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) em fiscalizar as obras. “O que nos causa espanto é que o órgão tenha permanecido inerte diante destes absurdos da obra, omitindo-se de cumprir a sua finalidade fiscalizatória e de fazer valer a sua autoridade em defesa do patrimônio publico”, destaca o documento.




O supervisor Dnit em Lages, Enio Spieker, não rebateu às críticas e disse que não vai se manifestar sobre o relatório em antes estudá-lo a fundo. “Após a análise, vamos elaborar uma resposta por escritor para apresentar à imprensa”, declarou.





Quase prontas| A construção das marginais iniciou em 2010 e está hoje com cerca de 85% dos serviços concluídos. Com 5,8 quilômetros de extensão, a obra vai do aeroporto até a rótula do Cemitério Parque da Saudade. Está orçada em cerca de R$ 55 milhões e deve ser entregue no mês de julho. A maioria do trecho já foi liberada.




A BR-282 é uma das principais rodovias de Santa Catarina. Liga os dois extremos do Estado, sendo responsável pelo escoamento de grande parte da riqueza catarinense. Por dia, passam pela via cerca de 12 mil veículos. Nos feriados prolongados o fluxo chega a dobrar
.

Nenhum comentário: