Lages, 03/04/204, Correio Lageano, por Joana Costa
Os dias chuvosos provocam a abertura de novos buracos nas ruas de Lages. A fim de corrigir esses problemas, a equipe de asfalto da Secretaria de Infraestrutura não para de trabalhar. Por dia, 10 toneladas de asfalto são usados neste trabalho.
O secretário de Infraestrutura, Benjamin Schultz, informa que a equipe conta com profissionais que percorrem as ruas identificando os pontos mais problemáticos e agendando a ida da equipe a estes locais. “Não é uma operação específica. O ano todo o pessoal faz esse trabalho”, explica.
Além disso, a secretaria conta com apoio da comunidade, pois os moradores informam os problemas em seus bairros. “Estamos fazendo o possível para fechar esses buracos”, acrescenta. O investimento da prefeitura é de aproximadamente R$ 3 mil por dia para a recuperação de ruas da cidade. “Por mês a gente gasta cerca de R$ 100 mil para fazer esse trabalho”.
Chuva: O mau tempo é duplamente problemático para o serviço de manutenção das ruas. A chuva propicia a abertura de novos buracos, especialmente em locais onde a pista é antiga e começa a apresentar sinais de deterioração e impede que o trabalho de tapa-buraco seja realizado. “Com chuva, com o asfalto molhado, não dá de fazer o trabalho, porque ele não adere ao asfalto novo”, acrescenta.
O coordenador da equipe de asfalto, Valmir Tadeu de Oliveira, trabalhou ontem nas ruas João Cláudio Farias e Vivandério dos Santos do Vale, no bairro Caroba. Ele conta com nove homens, entre operadores de máquinas e para o trabalho braçal.
Oliveira percebe aumento da demanda de trabalho após períodos chuvosos. “O nosso pavimento está bastante desfasado. É muito antigo e qualquer chuva vai abrindo, principalmente onde foi pré-misturado o asfalto frio, há mais de 30 anos. Ele vai desagregando, rachando e abrindo o buraco”, explica.
Procedimento: Nos pontos mais problemáticos, onde o asfalto está mais deteriorado, a equipe precisa fazer o recorte do asfalto, a limpeza e em seguida faz a imprimação, ou seja, a aplicação de material para facilitar a aderência no novo asfalto ao antigo. Em seguida é colocado o asfalto quente e o rolo compressor finaliza o trabalho. “Têm buracos, onde não precisa fazer o recorte, só precisa limpar bem e aplicar o asfalto”, informa.
Foto: Joana Costa
Os dias chuvosos provocam a abertura de novos buracos nas ruas de Lages. A fim de corrigir esses problemas, a equipe de asfalto da Secretaria de Infraestrutura não para de trabalhar. Por dia, 10 toneladas de asfalto são usados neste trabalho.
O secretário de Infraestrutura, Benjamin Schultz, informa que a equipe conta com profissionais que percorrem as ruas identificando os pontos mais problemáticos e agendando a ida da equipe a estes locais. “Não é uma operação específica. O ano todo o pessoal faz esse trabalho”, explica.
Além disso, a secretaria conta com apoio da comunidade, pois os moradores informam os problemas em seus bairros. “Estamos fazendo o possível para fechar esses buracos”, acrescenta. O investimento da prefeitura é de aproximadamente R$ 3 mil por dia para a recuperação de ruas da cidade. “Por mês a gente gasta cerca de R$ 100 mil para fazer esse trabalho”.
Chuva: O mau tempo é duplamente problemático para o serviço de manutenção das ruas. A chuva propicia a abertura de novos buracos, especialmente em locais onde a pista é antiga e começa a apresentar sinais de deterioração e impede que o trabalho de tapa-buraco seja realizado. “Com chuva, com o asfalto molhado, não dá de fazer o trabalho, porque ele não adere ao asfalto novo”, acrescenta.
O coordenador da equipe de asfalto, Valmir Tadeu de Oliveira, trabalhou ontem nas ruas João Cláudio Farias e Vivandério dos Santos do Vale, no bairro Caroba. Ele conta com nove homens, entre operadores de máquinas e para o trabalho braçal.
Oliveira percebe aumento da demanda de trabalho após períodos chuvosos. “O nosso pavimento está bastante desfasado. É muito antigo e qualquer chuva vai abrindo, principalmente onde foi pré-misturado o asfalto frio, há mais de 30 anos. Ele vai desagregando, rachando e abrindo o buraco”, explica.
Procedimento: Nos pontos mais problemáticos, onde o asfalto está mais deteriorado, a equipe precisa fazer o recorte do asfalto, a limpeza e em seguida faz a imprimação, ou seja, a aplicação de material para facilitar a aderência no novo asfalto ao antigo. Em seguida é colocado o asfalto quente e o rolo compressor finaliza o trabalho. “Têm buracos, onde não precisa fazer o recorte, só precisa limpar bem e aplicar o asfalto”, informa.
Foto: Joana Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário