segunda-feira, 23 de junho de 2014

Produção de lixo durante a Festa do Pinhão alcança 30 toneladas

Lages, 24/06/2014, Correio Lageano


Durante os dez dias da 26ª Festa Nacional do Pinhão foram produzidos cerca de 30 toneladas de lixo. A afirmação é do secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel. “É um número estimado, pois ainda estão sendo desmontadas estruturas, o que pode resultar em mais lixo”, completa.



Foram distribuídas, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, 250 lixeiras, e no Centro mais 20. Dessas, sete foram depredadas. Os autores do crime foram detidos.
“A expectativa é que tenhamos um lucro de R$ 500,00 para cada cooperado, o que é relativo a um mês de trabalho”, explica a vice-presidente da Cooperativa Lageana de Reciclagem, Teresa Rosa Feliciano.



Separação


Durante a festa, sete mulheres da cooperativa trabalharam realizando a separação do lixo, por aproximadamente 13 horas diárias. Até sexta-feira (20), foram separados cerca de 380 quilos de latinhas e 800 quilos de garrafas PET. “O que mais encontramos é papel, latinha e plástico, o trabalho demora porque o lixo vem todo junto lá da festa”, completa.



Teresa finaliza com o sorriso no rosto, e garante que enquanto puder trabalhar com a separação de lixo, vai continuar, e que pretende se aposentar nesta profissão. A cooperada está há 13 anos na Coopercicla, porém realiza a separação de lixo há mais de 20 anos. “Faço porque gosto”, frisa.



Foto:Andressa Ramos

Nenhum comentário: