quarta-feira, 23 de julho de 2014

Todos imóveis de Lages passarão por cadastro

Todos imóveis de Lages passarão por cadastro
Lages, 24/07/2014, Correio Lageano, por Joana Costa



A Secretaria de Planejamento (Seplan), por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária Municipal, está realizando o levantamento cadastral imobiliário de toda a área urbana de Lages. Trata-se de um levantamento que vai avaliar as características de terrenos, imóveis, logradouros de toda a cidade.



O último referenciamento completo de Lages foi realizado em 1981. Após esse período, foram realizados apenas levantamentos parciais. O coordenador de levantamento de campo, Marino Sommariva, destaca que quando o trabalho iniciou, a cidade tinha cadastrados de 90 mil imóveis, mas que, tendo como base o trabalho realizado, se estima que o número real chegue a 120 mil imóveis.  “A gente fez um terço da cidade e nisso foram acrescidos 130 mil metros quadrados de área construída”, ressalta o coordenador.



A estimativa é que 30 mil imóveis estejam irregulares. Os problemas variam de imóveis que não tiveram planta aprovada, sem matrícula, registro em cartório, ou têm o registro do terreno mas não da área construída. Além disso, locais que não há qualquer tipo registro.




O que fazer


O georreferenciamento é o primeiro passo para a regularização. “Embora não tenha a concepção a fim de dar a escritura para a pessoa, vai ter a função intermediária, de fazer o levantamento e atualizar como está a situação hoje”, acrescenta.



Para se regularizar é necessário que o proprietário busque o setor de fiscalização da Seplan e informe-se sobre a situação de seu imóvel. “A gente está sempre disponível para quem quer se regularizar. Com esse referenciamento, não vai ter como a pessoa omitir informação do fiscal, esconder o que existe atrás da fachada”, informa o secretário da Seplan, Jorge Raineski.



Iniciado em março deste ano, o prazo é de um ano para que o trabalho seja concluído. A equipe de campo é composta por 22 pessoas que, divididas em duplas, fazem as medições da área do lote, área construída, buscando informações sobre o atual proprietário e números dos registros de água e luz.



Os bairros São Cristóvão, Várzea, Ferrovia, Coral, Universitário e Habitação já receberam as equipes. Agora, o trabalho se concentra no bairro Centenário e no Centro. Os próximos serão Araucária, Santa Catarina, Santa Clara, Cruz de Malta, Brusque e Santa Rita.



Foto: Joana Costa

Nenhum comentário: