terça-feira, 11 de dezembro de 2012

São Joaquim é atingida por tornado de fraca intensidade

São Joaquim é atingida por tornado de fraca intensidade
São Joaquim, 11/12/2012, CLMais, por Fabiana Nonjah, com informações da Climaterra e da Agência de Notícias São Joaquim Online

A localidade Cruzeiro, no interior de São Joaquim (a 15 KM do Centro), foi atingida por um tornado de fraca intensidade, logo após às 6 horas desta terça-feira (11). O engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, afirma que os ventos atingiram 80 KM/h e as consequências não foram maiores porque a área onde se registrou o tornado não é a sede da localidade e não tem moradias.


Mesmo assim, um galpão que fica no ponto em que aconteceu o fenômeno foi destelhado. Os pedaços de telha também atingiram um carro.


O dono do galpão, Ademar Rodrigues de Lima, disse à equipe da Agência de Notícias São Joaquim Online, que uma nuvem em formato de funil desceu dos céus e passou entre pinheiros, causando um grande estrondo. Em seguida, as telhas do galpão começaram a voar e os pedaços caírem sobre o carro que estava lá.


Esta é a segunda vez este ano que um tornado dessa modalidade atinge São Joaquim. o primeiro registro foi no começo da Primavera, no sítio de propriedade de Antônio Hugen.


Coutinho ainda informa que os ventos atingiram 70KM/h em Lages, por volta das 11 horas da manhã. As rajadas arrancaram um árvore na avenida Belizário Ramos (Carahá), perto do Moinho cruzeiro, derrubaram os bonecos usados na decoração de Natal na rua Nereu Ramos, no Centro, e forçaram a Regional Lages da Celesc a desativar alimentadores deixando grande parte da área central sem energia elétrica.


Ronaldo Coutinho explica que do final da madrugada ao início da manhã choveu 21 milímetros em Lages e 19 em São Joaquim. O engenheiro agrônomo esclarece que apesar do volume ser considerável, não deve ter molhado nem as primeiras camadas do solo, já que faz muito calor e não chove na região há vários dias. Ele não descarta novas rajadas de vento e temporal na região, ainda nesta terça-feira.




Fotos:Agência de Notícias São Joaquim Online/Divulgação (tornado)

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...