quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Argentino acusado de tortura será extraditado

Lages, 20/09/2012, Correio Lageano



Justiça autoriza extradição do argentino Cláudio Vallejos, preso em Lages.



O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela extradição do argentino acusado de tortura, Cláudio Vallejos, de 54 anos, detido no antigo Presídio Regional de Lages, no bairro São Cristóvão. A decisão foi anunciada na quarta-feira (19) à tarde.



Vallejos é acusado de tortura, homicídio, sequestro qualificado e desaparecimento de pessoas durante a ditadura militar da Argentina, entre 1976 a 1983. Os crimes teriam sido cometidos entre 1976 e 1983, época em que Vallejos era militar do Exército argentino e atuava na Escola de Mecânica da Armada Argentina (Esma), um dos principais centros de tortura do país. A extradição foi solicitada em março pelo governo argentino.



O acusado foi preso em janeiro deste ano em Chapecó, onde morava, suspeito de estelionato. Ficou preso na cadeia de Xanxerê até 27 de fevereiro, quando foi transferido para o Presídio Regional de Lages. Primeiro foi levado à unidade nova, no bairro Santa Clara, e mais tarde para a antiga, no São Cristóvão, onde permanece até hoje sob custódia da Polícia Federal.



A extradição foi aprovada por unanimidade pela Segunda Turma do STF. O ministro relator do processo, Gilmar Mendes, justificou a decisão argumentando que a “Argentina é competente para julgar o caso, considerando o local dos fatos e a nacionalidade do acusado”. Segundo informações do presídio de Lages, até a metade da tarde de ontem a unidade não havia recebido nenhuma ordem de extradição.




Foto:Divulgação

Nenhum comentário: