sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Prefeitos pedem ajuda ao governador Colombo

Lages, 14/09/2012,Correio Lageano





O presidente da Amures, Luiz Paulo Farias entregou ao governador Raimundo Colombo, ofício de solicitação de apoio financeiro aos 18 municípios da Serra Catarinense. O pedido foi deliberado em assembleia e será entregue, hoje, à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.



O apelo é devido às obrigações de final de mandato e às dificuldades financeiras que atravessam os municípios. “Se não recebermos ajuda do Estado ou União, a maioria das prefeituras fechará o ano com déficit. É que a arrecadação caiu demais e o custo operacional das prefeituras é o mesmo. Só entre agosto e setembro a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), foi de R$ 50 mil”, afirma Luiz Paulo Farias.




Para o governador o pedido foi de convênio no valor de R$ 200 mil para cada prefeitura. A exemplo do que firmaram ano passado para recuperação de estradas. Com a ministra Ideli Salvatti o pedido será para que libere os valores de restos a pagar de emendas parlamentares. Em muitos casos, as prefeituras estão pagando obras que são responsabilidade do Governo Federal, para evitar paralisação.




Para piorar a situação o Governo Federal prorrogou a desoneração de impostos para a indústria automotiva e os produtos da linha branca. Como a base do FPM é composta pelo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a arrecadação das prefeituras despencou.
No quadro abaixo, veja quanto os municípios têm a receber de emendas parlamentares que não foram liberadas pelo Governo Federal.

Nenhum comentário: