sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Representantes do estado faltam em Sessão sobre Aristiliano Ramos

Notícia de 16 de março 2012

Achei lamentável a atitude de todos os convidados, que iriam representar o estado de Santa Catarina, na Sessão Especial na Câmara dos Vereadores de Lages, sobre o Aristiliano Ramos, queríamos respostas, mas pelo jeito, o Sr. Jurandi Agostini (SDR Lages), Sr. Cesário Flores (Defesa Civil), Sr. Elizeu Mattos (Deputado Estadual), Sra. Fátima Ogliari (GERED), não estão nem aí para o Aristiliano Ramos, para os alunos, professores, pais, os lageanos, e também a história de Lages. Afinal, o Aristiliano Ramos faz parte SIM da história lageana e está ali no calçadão vazio, e sem solução, e que pelo jeito que os representantes do estado estão indo, não será tão breve também.


A Sessão Especial, começou as 19hs e foi proposto pelo Vereador Marcius Machado, do PPS, onde foi mandado ofícios a estas pessoas acima citadas e também ao Secretário Estadual da Educação, Eduardo Deshamps, no qual também não se fez presente. 


Foram chamados a mesa para representar, os professores, a Profª. Jacqueline Maria Marcinichen; representando a A.P.P, a mãe de um aluno, Rosângela e para representar os alunos do Aristiliano Ramos, este blogueiro que vos fala, ainda estava na mesa, o secretário da COHAB, Sérgio Godinho, da qual representou o estado. 


A professora Jacqueline, foi a primeira falar e usou 15 minutos para mostrar a sua indignação com esta situação, também fez uma cronologia dos fatos que levaram a este desfecho do Aristiliano Ramos fechado até hoje, além de dar alguns dados dos gastos do governo em festas e questionou, porque o governo só dá migalhas para a educação. 


Logo depois, falou a representante da A.P.P, dona Rosângela que pediu uma definição logo sobre esta situação. 


Em seguida, veio a minha participação, eu estava nervoso, fui convidado a representar o colégio, por onde estudei durante três anos e que com toda certeza foram os três anos mais felizes da minha vida. Falei o que eu presenciei naqueles últimos dias no prédio do Aristiliano Ramos e também os últimos dias do ano letivo no Vidal Ramos (nova sede), que foi dito na cronologia da professora Jacqueline. 


O Secretário do COHAB, Sérgio Godinho, falou sobre os patrimônios públicos, que em Lages parecem estar esquecidos pelo poder público, citou três exemplos, o Mercado Público Municipal, o Vidal Ramos (Colégio Rosa) e agora o Aristiliano Ramos, além de algumas praças como a própria João Costa, onde fica o Aristiliano Ramos e também a Joca Neves, onde precisou 10 a 15 anos para ser reformada. Ainda apresentou que o Aristiliano Ramos, pelo menos no laudo da Defesa Civil, não dá a entender que o colégio vai desabar ou corre risco eminente disso. 


Vereadores apoiam o Aristiliano Ramos


Os vereadores ali presentes também são favoráveis a reforma do Aristiliano Ramos, o primeiro a falar foi o vereador do PP, Elói Bassin, do qual, voltou a questionar o que foi feito que em 6 anos da última reforma o Aristiliano Ramos foi fechado devido a vários problemas, e informou que na verdade foi feito bem dizer somente uma pintura no colégio, e também falou porque a demora da SDR em mandar os dados, quem era o secretário da SDR, em 2006 e o que foi gasto nessa reforma. 


A vereadora Neusa Zangelini, disse que os vereadores não tem o poder de definir o futuro do Aristiliano Ramos, mas estarão na luta com os professores, alunos, pais, para chegar a uma solução deste problema juntamente ao estado. 


Sirlei Bordin, vereadora do PP, disse que os professores sentem ainda mais a dor do fechamento deste colégio, pois anos, eles construíram uma segunda família e que foram separados de repente para outros colégios. 


Toni Duarte, vereador do PPS, falou um pouco sobre a história política em Santa Catarina, que é muito forte, pois mais de 50 anos, a família Ramos, era quem dominava o meio político no estado, e que a partir da família Bornhausen, Lages ficou fora da liderança do estado por mais de meio século. E que é impossível acreditar que agora que um lageano, Raimundo Colombo, que é governador do Estado, irá fechar de vez um colégio, na cidade de onde ele nasceu.


Público se faz presente


Não foi o esperado, os professores esperavam mais, mas mesmo assim conseguimos praticamente lotar a área destinada aos professores e também ao público em geral que é a favor da reforma do Aristiliano Ramos e não ao fechamento dele, a demolição e etc., outros destinos que já deram ao nosso colégio. 


Sem respostas 


Mesmo assim, saímos da Câmara dos vereadores de Lages, do mesmo jeito que entramos, sem uma resposta concreta, sobre qual futuro do Aristiliano Ramos, pois representantes do estado, são covardes, e imprestáveis, pois nem pra dar uma justificativa da falta, não dão. 


Mas ficaremos incansavelmente na luta pela reforma deste colégio que faz parte da história linda de Lages e também de Santa Catarina. Reforma SIM! Praça NÃO! 


Assine o Abaixo-assinado


A professora Jacqueline, também informou na sessão de hoje, que todos os sábados, até Outubro, mês de eleições, os professores estarão na frente do Aristiliano Ramos, a partir das 09h30, com um abaixo-assinado, para que o povo lageano apoie ao movimento para a volta do Aristiliano Ramos com todos os seus alunos e funcionários.


Curta a página do movimento


O Aristiliano Ramos agora também está nas redes sociais, quem quiser apoiar ao movimento em pró do colégio Aristiliano Ramos no Facebook, poderá curtir a Fan Page. Lá você terá informações sobre reuniões na Câmara dos Vereadores, uma definição do estado sobre o assunto, além é claro de você aluno ou ex-aluno como eu, mas que não que fez parte da história do colégio, mandar o seu recado de apoio ao colégio e aos seus funcionários.


Facebook: (https://www.facebook.com/pages/Movimento-Pr%C3%B3-Escola-Aristiliano-Ramos-LagesSC-Movimento-Volta-pra-Casa-Aristilianos/175488952569176)

Nenhum comentário: