Doação fez parte da celebração ao Dia da Árvore, lembrado em 21 de setembro
Escolas participantes do programa Carahá de Cara Nova, detentoras do selo “Escola Protetora do Meio Ambiente 2012”, receberam na manhã de sexta-feira (21), mudas de árvores nativas da região. A entrega aconteceu através de uma parceria entre o Instituto José Paschoal Baggio e a Tractebel Energia, que doou 180 mudas, para celebrar o Dia da Árvore.
Cada uma das 17 escolas detentoras do selo recebeu dez mudas de árvores nativas como pitanga, ingá, araçá, guavirova e cambará, para distribuir entre a comunidade escolar. O selo “Escola Protetora do Meio Ambiente 2012” foi entregue pelo Instituto às escolas que desenvolveram projetos voltados à preservação ambiental.
Para a solenidade de entrega, que aconteceu no Instituto José Paschoal Baggio, foram convidados um professor e um aluno de cada escola. Também estiveram presentes Edite Moraes e Maria Isabel dos Santos, representando o Instituto; e o gerente de usina, Mario Wilson Cusatis, acompanhado do coordenador de operações José Luiz dos Santos Dutra, ambos representando a Tractebel Energia.
A gerente do Instituto, Edite Moraes, explica que a ação serviu para conscientizar os alunos, além de criar um círculo de multiplicadores acerca da importância da preservação das árvores e a conservação do meio ambiente. “A Tractebel fez a doação para o Instituto, que doou para as escolas ganhadoras do selo e elas, por sua vez, darão continuidade ao processo de multiplicação, entregando aos alunos ou plantando nas escolas e nos bairros”, comenta, lembrando que algumas mudas também foram distribuídas entre funcionários do Instituto e do Correio Lageano.
Edite acredita que ao desenvolver ações como esta, é possível conscientizar mais pessoas. “Mas é preciso ter consciência de que precisamos preservar e plantar mais árvores, não simplesmente por obrigação, e sim por necessidade. Tem que haver também a consciência de que se deve plantar no lugar certo, da maneiras certa e com o acompanhamento certo, para ter de fato o objetivo inicial cumprido”.
Parceria
O gerente de usina da Tractebel, Mario Wilson Cusatis, acredita que a ação é uma excelente oportunidade para dar continuidade às ações ambientais desenvolvidas pela empresa. “Temos um DNA ambiental na empresa e precisamos de parceiros sérios e fortes na cidade para que possamos multiplicar estas ações. Encontramos no Instituto um grande apoio, pois é uma instituição séria, que faz um trabalho maravilhoso”, afirma.
Para ele, o trabalho do Instituto junto às escolas, merece destaque e reconhecimento. “Isso porque as crianças é que vão fazer a diferença daqui pra frente, são elas que vão crescer com esta cultura ambiental e tendem a mudar este cenário que a gente vê hoje”, completa.
Foto:Núbia Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário